Imagine um curso de graduação realmente diferenciado, em uma escola com uma proposta interdisciplinar em ciência e tecnologia e detentora de um modelo inovador, no qual o aluno é realmente protagonista de sua própria formação. Assim é a ILUM.
Singular: a palavra que define!
O grande diferencial da ILUM está no fato de ser uma instituição atrelada ao Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), que integra organizações nacionais de referência para pesquisas em saúde, energia renovável, ciências agroambientais e tecnologias quânticas. Uma delas, e certamente a mais importante, é o Sirius – a maior e mais complexa infraestrutura científica já construída no país e uma das três mais avançadas fontes de luz síncroton do mundo. O Sirius permite que pesquisas acadêmicas e industriais sejam realizadas por milhares de pesquisadores, contribuindo para a solução de grandes desafios científicos e tecnológicos.
E o que isso significa?
Na prática, o aluno tem imersão no ambiente de pesquisa do CNPEM desde o primeiro semestre do curso, desenvolvendo atividades no Sirius e interagindo diretamente com cientistas e pesquisadores de larga experiência em suas áreas. Demais, não é mesmo?
Alta relação candidato/vaga
Por ser um centro de excelência e oferecer ensino gratuito, você deve supor que o interesse em ingressar na ILUM seja grande, e muito acirrada a disputa por uma vaga. Pois acertou: o processo seletivo é bastante rigoroso e a relação candidato/vaga em 2024 foi de 97,5, maior que a do curso de Medicina da USP!
Baixa evasão
Comparativamente às estatísticas do ensino superior brasileiro de maneira geral, o índice de evasão na ILUM é muito baixo. A primeira turma, que acaba de se formar, tinha originalmente 40 alunos, sendo que 35 concluíram o curso. Outro dado que chama a atenção é que muitos dos formados já saem da ILUM diretamente para o doutorado, colocando os alunos o mais rapidamente possível na trajetória da inovação e da pesquisa.
Por que não você?
A proposta da ILUM vem encantando e despertando crescente interesse entre os vestibulandos. Se ciência e tecnologia têm a ver com a sua vocação profissional, vale a pena considerar seriamente essa possibilidade.
O que a ILUM oferece
Curso gratuito de bacharelado em Ciência e Tecnologia (3 anos) – período integral. As inscrições para concorrer às 40 vagas disponibilizadas anualmente podem ser feitas pelo site ilum.cnpem.br até 16 de dezembro (metade das vagas são reservadas a estudantes egressos da rede pública).
Apoio ao aluno: moradia, transporte, computador, alimentação e curso de inglês.
Fique à vontade pra compartilhar este post com seus amigos, e não deixe de se cadastrar pra receber notícias nossas. É só clicar aqui!
Fontes para elaboração do conteúdo: https://ilum.cnpem.br/