Tire do isolamento uma lição para vida toda: MEDITAR.

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Ainda que sejamos otimistas em relação a um medicamento ou a uma vacina de comprovada eficácia no combate ao novo coronavírus, somos todos humanos e sofremos com a insegurança do atual momento. Em meio a tantas incertezas, o medo e a instabilidade emocional encontram terreno fértil para crescer.

Mas existe uma técnica simples, ao alcance de todos, que pode colaborar muito para o equilíbrio de cada um e o bem-estar doméstico como um todo: a meditação.

Comprovados cientificamente, os benefícios da prática, especialmente em nível cerebral, são inúmeros. Vinte minutos ao dia já são suficientes para sentir os efeitos positivos, que só aumentam com a incorporação do hábito no longo prazo.

Postura

Sentado no chão em posição de lótus ou em uma cadeira, tanto faz. O importante é que seja confortável para você. Procure manter a coluna ereta porém não rígida, com o queixo paralelo ao solo.

Respiração

Perceba o fluir suave e compassado, sentindo o movimento da respiração na barriga e no peito. Conecte-se a si mesmo, de olhos fechados, respirando pelo nariz.

Relaxamento

Solte o corpo e sinta-se relaxando cada parte dele, mantendo a respiração lenta e profunda. Evite mudar a todo momento de posição.

Contemplação

É hora de afrouxar o controle do que ocorre à sua volta. Deixe seus pensamentos irem e virem, sem nenhuma espécie de julgamento sobre eles. Observe-os apenas, para em seguida focar novamente a atenção no inspirar e no expirar. 

Tempo

Comece com poucos minutos e vá aumentando naturalmente a duração da prática. O ideal é meditar sempre no mesmo lugar, e se possível no mesmo horário.

Caso queira se aprofundar sobre o assunto, você descobrirá que há centenas de técnicas e abordagens medidativas. Embora seus fundamentos sejam muito simples, trata-se de um assunto extenso, uma prática milenar onde na verdade não há certo nem errado, e onde o autoconhecimento é uma busca sem fim. Experimente!

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Fonte para a elaboração do texto: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2020/05/08/depressao-e-ansiedade-devem-aumentar-na-quarentena-veja-onde-buscar-ajuda.htm

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