De volta às aulas: ajudando o filho retomar a rotina de estudos

A volta às aulas é o momento ideal para organizar a rotina de estudos e mantê-la ao longo do ano.

Descubra como ajudar seu filho nesse sentido e garanta melhores resultados no cotidiano escolar.

Organizando a rotina semanal

Os pais devem organizar um cronograma semanal junto aos seus filhos (assim eles começam a ficar por dentro de como será sua rotina acadêmica).

Para engajar os mais novos, você pode utilizar cartazes grandes, coloridos, com imagens e adesivos.

Os mais velhos podem ser motivados a fazerem seu próprio cronograma. Assim você os estimula ainda mais em relação à importância da autonomia para organização de seus afazeres.

O cronograma deve conter todas as atividades que serão realizadas (incluindo momentos de lazer), como horários para:

• Acordar;
  • Realizar as atividades escolares em casa;
  • Alimentação (almoço, jantar);
  • Realizar outras atividades (esportes, brincadeiras, televisão e aulas extra- curriculares, como dança, teatro, etc);
  • Descansar.

Ajudando com os horários

É igualmente interessante que os filhos criem um hábito em relação aos horários de descanso.

Tanto para os filhos mais novos quanto para os mais velhos, considera-se ideal o sono de oito horas noturnas.

Para isto, algumas dicas são interessantes, como:

• Não ter televisores dentro do quarto;
  • Próximo ao horário de dormir, evitar que assistam a programas que possam estimulá-los e dificultar o sono;
  • Não deixar que utilizem outros recursos tecnológicos quando forem dormir (tablets, smartphones, notebooks, etc);
  • Evitar oferecer alimentos pesados que possam comprometer o sono.

É importante que estas mudanças sejam feitas de forma gradativa, para que o filho não veja a rotina acadêmica como “um castigo” ou “punição”.

Por isso, recomenda-se ir “cortando” aos poucos os horários para assistir televisão, usar o computador, conversar com os amigos, entre outros.

Organizando a mochila

É fato que todo aluno se sente mais animado com os materiais escolares novos e com a possibilidade de rever os amigos, conhecer novos colegas e aprender coisas diferentes.

Os pais devem utilizar este vigor para implementar bons hábitos, como a organização da mochila.

Filhos com cerca de seis anos de idade já podem começar a ajudar a arrumar a mochila. Para isto, ajude-o nos primeiros momentos para que ele crie, pouco a pouco, independência para:

• Organizar os livros e cadernos com relação às disciplinas que aprenderão a cada dia;
  • Verificar a agenda e notificar os pais quanto a recados importantes;
  • Conferir se todos os materiais estão na mochila (como régua, tesoura, lápis, etc);
  • Verificar se todas as atividades e trabalhos escolares estão feitos.

Definindo objetivos

Nós ficamos mais motivados quando somos reconhecidos e recompensados pelos nossos esforços, não é mesmo? Com os filhos, isto não é diferente.

Por isso, defina pequenos objetivos e recompensas prévias para bons comportamentos.

Você pode organizar um painel que contenha as atividades realizadas semanalmente e suas respectivas gratificações, como:

• Ao ler um livro, oferecer um tempo a mais para brincar com os amigos;
  • Ao ter bom rendimento nas disciplinas, fazer um programa diferente no final de semana;
  • Ao terminar as atividades da escola em casa, deixá-los assistir seus programas favoritos.

Mantendo um diálogo eficiente

O diálogo eficiente é ponto-chave para a compreensão da importância da rotina escolar.

Converse com seus filhos sobre a volta às aulas de maneira positiva, mostrando a eles os benefícios de ter algo para aprender e fazendo-os compreender que é possível conciliar estudo e lazer.

É importante, sobretudo, que você esteja presente na rotina acadêmica de seus filhos. Mostre curiosidade pelo que aprenderam, pergunte sobre os acontecimentos na escola e participe, sempre que puder, das tarefas acadêmicas.

A volta às aulas surge como uma oportunidade para motivar bons hábitos na rotina escolar e doméstica de seu filho. Implemente boas práticas em seu cotidiano e garanta melhores resultados para toda a família!

Gostou das nossas dicas? Compartilhe-as com seus amigos nas redes sociais!