Consumo consciente. Aprendendo na pandemia e levando para a vida.

0
Dicas  |  Next 2 You

Com a imposição do distanciamento social, estamos nos dando conta de que no geral precisamos de muito menos do que imaginávamos para viver. Óbvio que, uma vez que permanecemos o maior tempo possível em casa, temos um menor consumo nos mais variados itens – desde o combustível do carro até roupas e cosméticos.

Mas esta face vísivel da diminuição de gastos nos faz refletir se o nível de consumo que tínhamos, na pré-pandemia, era justificável. De repente descobrimos que podemos, sim, viver com menos sem prejuízo à saúde e ao bem-estar de todos na família.

Evidente que muitos setores econômicos sofrem com esta diminuição, e o desequilíbrio e o desemprego resultantes acabam por desencadear um efeito-dominó. Muitos negócios fecharão definitivamente suas portas, mas outros com certeza irão surgir, e o nosso comportamento como cidadãos-consumidores sem dúvida influenciará esta dinâmica.

Padrões solidários de consumo

Em tempos de pandemia, pensar tão somente em si em detrimento da coletividade não é um comportamento razoável. É hora de adotar hábitos que gerem impacto positivo na economia e no planeta. Práticas sustentáveis que tragam ganhos para o meio ambiente e à saúde pública, dentre elas:

– Evitar compras em excesso. A estocagem desnecessária pode trazer sérios problemas econômicos, caracterizando um comportamento egoísta de consumo.

– Dar preferência às compras nos estabelecimentos vizinhos, privilegiando os negócios de menor porte. É bom lembrar que as grandes redes varejistas possuem naturalmente mais “fôlego”, e consequentemente estão mais capitalizadas para lidar com situações adversas. Já o micro e pequeno empresário, responsável por cerca de 70% dos empregos gerados no país, está muito mais desprotegido num ambiente instável de mercado.

– Doar o que puder a pessoas em vulnerabilidade social ou a entidades que lhes prestem assistência. Podem ser roupas, agasalhos, gêneros alimentícios e produtos de higiene e limpeza, tão importantes na prevenção e no combate ao coronavírus.

– Pouca gente se dá conta, mas a utilização de sacolas retornáveis para as compras acaba diminuindo os veículos de transmissão do vírus, pois são de uso pessoal e restringem-se à manipulação dos indivíduos de uma determinada casa. Basta higienizar e reutilizar!

Fique à vontade pra compartilhar este post com seus amigos, e não deixe de se cadastrar pra receber notícias nossas. É só clicar aqui!

Fonte para elaboração do conteúdo: https://www1.folha.uol.com.br/empreendedorsocial/2020/05/consumo-consciente-com-impacto-da-pandemia.shtml
Fonte para elaboração do conteúdo: http://www.sebraeatende.com.br/system/files/2020-06/o_estimulo_do_consumo_consciente_em_tempos_de_crise.pdf

Compartilhar
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.