BRASIL É POTÊNCIA PARALÍMPICA

Brasil é favorito em várias modalidades Foto: Alessandra Cabral/CPB

É preciso reconhecer: mesmo considerando o talento e o imenso potencial dos nossos atletas, o apoio governamental e o investimento de patrocinadores, nosso país nunca se posicionou entre as nações com mais medalhistas nos Jogos Olímpicos.

Já nos Jogos Paralímpicos, o Brasil vem se firmando como uma das grandes potências esportivas globais – mantendo-se entre os dez países com mais medalhas nas últimas quatro edições dos jogos.

Até o momento, os atletas paralímpicos brasileiros conquistaram, desde 1960, 373 medalhas (109 de ouro, 132 de prata e 132 de bronze), sendo 170 delas no atletismo, 125 na natação, 25 no judô, 11 na bocha e 8 no tênis de mesa.

Nas Paralimpíadas de Paris, que acontecerão de 28 de agosto a 8 de setembro, os atletas brasileiros estarão disputando medalhas na maior parte das modalidades. A delegação brasileira é uma das maiores do mundo, somando 254 atletas, além de 17 atletas-guia (16 para o atletismo e 1 para o triatlo). Trata-se da maior delegação já convocada para uma edição dos jogos fora do país. O recorde de participantes brasileiros em competições paralímpicas aconteceu nos jogos do Rio, em 2016.

No total, participarão do evento 4.400 atletas com necessidades especiais, provenientes de 184 países. A exemplo das Olimpíadas deste ano, a cerimônia de abertura será a primeira da história fora de um estádio, e acontecerá entre a Praça da Concórdia e a Avenida Champs-Élysées.

Toda a performance demonstrada nas paralimpíadas anteriores, bem como as excelentes perspectivas para Paris 2024, são um orgulho para os brasileiros. E em particular para o nosso Colégio, que sempre teve na valorização da cidadania e na inclusão social dois de seus maiores fundamentos.

Fique à vontade pra compartilhar este post com seus amigos, e não deixe de se cadastrar pra receber notícias nossas. É só clicar aqui!

Fontes para elaboração do conteúdo: assessoria de comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro, https://cpb.org.br/noticias/em-paris-2024-brasil-tera-maior-delegacao-para-jogos-paralimpicos-fora-do-pais/

Compartilhar
1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *