BOAS MUDANÇAS NO ENEM!

O Novo ENEM está chegando, e trazendo coisas boas! A partir de 2024, o Exame Nacional do Ensino Médio terá provas diferentes por áreas de conhecimento. Embora não entre em vigor imediatamente, já é bom você conhecer, na prática, o que esta mudança significa. E o que você vai ganhar com ela.

Um ENEM em sintonia com o Novo Ensino Médio

A primeira prova do ENEM continua sendo de formação básica geral e inclui também a redação. Ou seja, nada muda. 

A mudança mesmo está na segunda etapa, com uma prova que acompanha, coerentemente, o Novo Ensino Médio. Com isso, todos os participantes do exame saem ganhando, pois esta segunda prova estará mais em “sintonia” com os Itinerários Formativos escolhidos pelo candidato. Ou seja, maiores serão as chances dele obter uma pontuação melhor, pois será avaliado dentro de sua área de interesse – diferencial proporcionado pela flexibilização curricular do Novo Ensino Médio, em vigor a partir deste ano de 2022. Para conhecer os Itinerários Formativos oferecidos pelo Colégio Next, acesse aqui!

Outra alteração importante aprovada pelo Conselho Nacional de Educação é que, além das questões de múltipla escolha, serão incluídas questões discursivas.

Ao se inscrever para o Novo ENEM, o candidato deverá optar por uma entre quatro áreas, de maneira que sua prova esteja adequada ao Itinerário Formativo que cursou e ao curso superior que pretenda fazer. 

Cogita-se, por enquanto, que a primeira etapa da prova contenha de 80 a 90 itens no total, incluindo as questões discursivas. Já quanto à prova da segunda etapa, ainda não há consenso quanto ao formato final, nem se será toda ela estruturada na modalidade discursiva. 

Em resumo: a principal porta de entrada para o ensino superior no país estará, a partir de 2024, valorizando mais o potencial individual e os interesses específicos de cada candidato. O que, convenhamos, é ótimo!

Fique à vontade pra compartilhar este post com seus amigos, e não deixe de se cadastrar pra receber notícias nossas.

Fonte para elaboração do conteúdo: https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2022/03/candidato-do-enem-escolhera-qual-area-de-parte-da-prova-fara-a-partir-de-2024.shtml?utm_source=sharenativo&utm_medium=social&utm_campaign=sharenativo 

Compartilhar
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.