Veja 10 dicas para te ajudar a concentrar nos estudos para o vestibular

Students and education, young people at school, woman with books and digital tablet computer studying for university exam. Full length

Época de vestibular é um período de tensão e preocupação para o estudante e sua família. A alta carga de estudo, as diversas disciplinas que devem ser assimiladas, inclusive aquelas que você menos gosta ou tem menos aptidão, a pressão dos amigos e cobrança dos pais, tudo isso ajuda a transformar a época das provas em um momento difícil. Mas que pode ser superado sem tanta crise.

Sabemos que a pressão que você sofre é grande, mas há caminhos para que o processo de estudo não seja uma tortura. Mesmo com a exigência natural de conseguir notas altas, é possível chegar ao dia da prova concentrado e com a cabeça focada apenas no que foi aprendido. Preparamos 10 dicas bem legais para você se concentrar nos estudos para o vestibular. Anote aí!

Tenha um ambiente confortável

Sua mesa e cadeira devem estar ajustadas corretamente para que você mantenha uma postura ereta, evitando cansaço e desconforto. Manter todo o material necessário para aquele momento disponível e próximo também ajuda a evitar dispersão.

Evite a desconcentração

Tire do seu campo de visão os gadgets que podem provocar desatenção, como tablets e games e desligue o wi-fi do celular para não receber notificações. Se você tiver TV no quarto, deixe-a desligada no período de estudo. É um sacrifício temporário, mas que vai melhorar seus resultados no final!

Organização é fundamental

Mantenha uma agenda de estudos que seja realista. Não prometa o que não pode cumprir, como marcar que vai estudar dez horas por dia. Reserve tempo para descanso, lazer e estudo — se quiser, pode ainda reservar um tempinho para checar suas redes sociais, mas é preciso respeitar o tempo definido. Use isso como uma recompensa pelo seu tempo de dedicação sem distrações. A sensação do dever cumprido faz muito bem, você vai ver.

Aproveite o conteúdo do dia

De preferência, estude o que foi passado nas aulas daquele dia, pois isso ajuda a fixar o conteúdo. Evite trocar a disciplina se estiver com alguma dificuldade. Mantenha-se no seu objetivo e, caso não esteja conseguindo se concentrar, faça uma pequena parada e volte ao estudo. Isso ajuda a reorganizar as ideias.

Cuide da saúde

Essa fase vai exigir o máximo do seu corpo e do seu cérebro. Por isso, o ideal é apostar em uma alimentação que vai garantir o bom funcionamento do seu organismo. Peixes, carnes magras, frutas e chocolate amargo ajudam a manter a concentração. Uma atividade física também é uma boa medida para aliviar o estresse. Reserve um tempo para ela (uma hora do seu dia) e coloque na agenda.

Estude sozinho

Essa é difícil, mas necessária. Em grupo, a chance de dispersão é bem maior e o tempo de estudo será perdido. Por mais que os convites da galera sejam sedutores, a sua força de vontade terá que ser maior.

Escreva à mão, e não digite

Ler apenas não resolve. O conteúdo só é fixado se, junto da leitura, vier a escrita. Da mesma forma, escrever à mão aumenta a chance de aprendizado, ao contrário da digitação. Mesmo que você prefira estudar no computador, experimente esse método e veja a diferença! Anote, resolva problemas, crie fichas de perguntas, são exercícios que vão ajudar muito no período até as provas.

Use as aulas a seu favor

Além dos estudos em casa, você precisa tirar o máximo proveito das aulas em classe. Os professores estão lá exatamente para isso. Levar dúvidas para casa só vai prejudicar o estudo programado para aquele dia, portanto, tire todas as dúvidas sobre o conteúdo ainda na sala de aula.

Complemente os estudos

As provas dos vestibulares usam cada vez mais referências atuais de notícias, principalmente na redação. Por isso, é preciso que você acompanhe o noticiário como uma das suas obrigações diárias! Leia jornais e revistas, seja no impresso ou no digital, e escolha fontes seguras de informação. Isso vai te ajudar também a pensar com perspectiva, ao se deparar com vários lados de um mesmo fato — e comparar diferentes estilos de escrita.

Para fechar, leia livros, além dos didáticos e indicados para os vestibulares. Pode parecer exagero, mas a leitura é vital para fortalecer a memória e ampliar o vocabulário. Livros indicados fazem parte da agenda de estudos, mas a literatura em geral deve entrar também no seu lazer.

Divirta-se

Lógico, mas no seu tempo. Cumpra sua agenda e os dias determinados para o estudo, mas reserve um dia por semana para espairecer e se divertir. Isso faz bem para a cabeça e alivia o estresse.

E você? Como tem feito para se preparar para o vestibular? Conte pra gente as suas dicas!