Saiba como criar um cronograma de estudos para o vestibular

A preparação para o vestibular inclui muito estudo, leituras, revisões, exercícios e planejamento de como fazer isso tudo. É muito importante criar cronograma de estudos, para que você tenha uma meta a seguir.

É essencial ter foco e disciplina para estabelecer e seguir o cronograma. Você já criou o seu cronograma de estudos para os vestibulares que vai prestar? Confira no post algumas dicas de como fazer isso!

Estabeleça metas

É importante você saber qual objetivo quer alcançar ao criar um cronograma de estudo. Você quer fazer medicina, engenharia, comunicação? Cada área pede uma pontuação diferente e, consequentemente, diversos tipos de estudo.

Sua meta é passar numa universidade específica? Você quer morar fora? Cada objetivo merece uma estratégia diferente, por isso estabeleça suas principais metas para o ano de estudos.

Defina sua rotina

Não adianta falar que vai estudar em cada momento livre, se sua rotina estiver toda bagunçada. É preciso conciliar o estudo com a escola, cursinho, trabalho e qualquer outra atividade.

Organize sua rotina e defina quais são os seus compromissos do dia a dia. É importante pensar em tudo, como momentos de refeição, deslocamento e pausa. Veja o que você pode abrir mão em sua rotina e o que não pode deixar de fazer.

E lembre-se que, depois de definido, é essencial seguir o seu cronograma e realmente estudar em todos os momentos separados para isso.

Escolha seus horários

Depois de organizar sua rotina, defina seus horários de estudo. Pense em quais momentos você rende mais, tem gente que acha melhor estudar pela manhã, outros a noite. Veja o que encaixa melhor na sua agenda e rotina.

É importante definir quais serão os horários determinados para cada matéria e dividi-lo entre estudo e exercícios. Foque naquelas disciplinas que você sente mais dificuldade e sempre reserve um tempo para revisar o que foi aprendido nas aulas ou no cursinho durante o dia.

Inclua sempre nos seus horários os momentos de testes e exercícios. É assim que você vai saber como está seu desempenho e como pode melhorá-lo.

Tenha um local de estudo

O ambiente em que você estuda também afeta a sua produtividade. É legal ter uma mesa própria para isso, para que todos os livros, cadernos e anotações estejam todos os dias reunidos no mesmo lugar.

Não saia carregando livros e anotações para cama ou sofá, nem para locais próximos a muitos barulhos e distrações. A organização do seu espaço de estudo ajudará a manter o foco.

Lembre-se de usar o computador e celular apenas se forem auxiliar no estudo. Desligue as notificações das redes sociais e, durante esse momento, concentre-se apenas nas matérias.

Faça pausas

Ao criar cronograma de estudos, é muito importante reservar um tempo para pausas. Saiba em quais momentos elas são permitidas e aproveite esse tempo para relaxar.

Não adianta nada dizer que vai estudar a tarde inteira e, depois de uma hora, diminuir o rendimento e se distrair com tudo. Entenda seu tempo de concentração e o respeite. Dê pequenas pausas, levante do seu local e, após refrescar um pouco a mente, volte ao foco.

E então como estão o seu cronograma e o seu foco para atingir seus objetivos? Lembre-se sempre da importância de se organizar para aprender e fixar ainda mais as matérias necessárias para os vestibulares.

Gostou das nossas dicas para criar cronograma de estudos? Aproveite que as férias do meio do ano estão chegando e descubra se você deve descansar ou estudar nesse período!