Qual a idade ideal para a criança estudar língua estrangeira?

O processo de aprendizagem durante o período infantil é objeto de preocupação de pais, professores e pesquisadores. Quando se trata de aquisição de uma língua estrangeira, muito se discute acerca do melhor momento em que a criança deve iniciar os estudos de um outro idioma.

Atentos às constantes transformações do mundo atual (a língua estrangeira ocupa um papel de destaque, pois o volume de informações em inglês cresce a cada dia), escola, pais e professores estão cada vez mais atentos a esse desafio: qual a idade ideal para a criança estudar língua estrangeira? Curioso? Então, continue a leitura e descubra!

Qual a visão dos pesquisadores sobre o tema?

O consenso estabelecido entre os principais teóricos da Linguística Aplicada (área que investiga os métodos e técnicas de ensino aprendizagem na grande área de Letras) é que, durante a infância, a criança apresenta melhores condições de guardar informações. Isso se deve ao fato de, nessa fase, o cérebro assemelhar-se a um músculo, e, por ser mais “flexível”, apresentar maior capacidade de aprender atividades complexas.

De acordo com o pesquisador norte-americano Stephen Krashen, existem dois processos distintos no desenvolvimento de aprendizagem de um novo idioma: o primeiro refere-se à aprendizagem e o segundo à aquisição. A aprendizagem consiste em um estudo formal da língua, em que comumente se aprende a estrutura; a aquisição refere-se às habilidades intuitivas (em situações reais) em que a criança aprende. Portanto, ao entrar em contato com um idioma diferente de sua língua materna, a criança tem maiores possibilidades de internalizar as estruturas de uma língua estrangeira.

Como promover o aprendizado dos alunos?

Estudar uma língua estrangeira deve ser uma atividade prazerosa e enriquecedora, de modo que sua aprendizagem não se limite apenas ao livro didático. Considerando que a educação infantil atinge alunos entre 3 e 5 anos, o professor deve diversificar suas estratégias de ensino, promovendo jogos, atividades comunicativas, interação entre os alunos, ou seja, situações nas quais eles possam compreender como empregar diversas situações de fala.

Além dessas atividades, os recursos tecnológicos podem enriquecer e estimular o aprendizado de uma língua estrangeira. Ao considerar essa gama de ferramentas disponíveis para o aprendizado das crianças, o professor fará com que as crianças se interessem cada vez mais pela língua estrangeira, despertando a motivação e a autoestima, elementos imprescindíveis para continuar aprendendo um idioma.

Existe uma idade ideal para a aprendizagem de uma língua estrangeira?

De acordo com os pesquisadores, a idade ideal seria entre 4 e 12 anos. A infância é um período em que as habilidades linguísticas se desenvolvem de forma muito rápida. Nessa fase, a criança tem maior facilidade em aprender uma língua estrangeira.

Portanto, quanto mais cedo ela puder aprender um novo idioma, melhor o aprenderá. Entretanto, ressalta-se que o desenvolvimento da capacidade comunicativa em outro idioma pode ser realizado em qualquer idade, mas nessa fase de desenvolvimento infantil ela será realizada com maior facilidade, além de contribuir, é claro, para o aprendizado de outras disciplinas, igualmente importantes para seu desenvolvimento.

E você, concorda que a idade pode influenciar no estudo de língua estrangeira? Deixe seu comentário no post e compartilhe suas conclusões e dúvidas!