Por que devemos incentivar a leitura para crianças?

O acompanhamento dos pais no desenvolvimento das crianças é fundamental. E, além de estar presente nas primeiras descobertas, brincadeiras e conquistas das crianças, a família deve incentivar a leitura desde cedo.

Ler é um dos exercícios que mais estimula as habilidades cognitivas — sem contar que dá asas ao imaginário e fortalece os vínculos. Assim, cultivar esse hábito desde cedo pode ser muito benéfico para o desenvolvimento intelectual das crianças.

Confira no post de hoje quais são os principais motivos para incentivar os seus pequenos a lerem desde cedo:

Desenvolvimento de habilidades cognitivas

A memória, o raciocínio, a atenção, a percepção e o pensamento são habilidades cognitivas que acabam favorecidas quando há o hábito da leitura. Não é segredo para ninguém que, quanto mais contato com as palavras as crianças tiverem, mais facilmente aprenderão a se comunicar.

Mesmo que seus filhos ainda não saibam ler sozinhos, é interessante criar o hábito de fazer contações de histórias desde cedo. Isso pode, até mesmo, auxiliar na alfabetização das crianças — que aprenderão mais rapidamente a ler e escrever.

Conhecimento de outras realidades

É por meio da leitura que a criança aprenderá que o mundo vai muito além daquilo que está presente no seu dia a dia. Em contato com os livros, os pequenos começam a se interessar por diferentes assuntos, culturas, personagens e histórias diversas.

Por isso, aposte nos renomados autores infanto-juvenis para apresentar ao seu filho um universo de possibilidades. Em cada página, ele aprenderá que existem pessoas de todos os tipos, povos com costumes totalmente diferentes dos seus e várias maneiras de se ver a vida.

Essa prática é fundamental para que, desde cedo, a criança aprenda que não há um único modo de ser ou de viver. Assim, ela exercitará a tolerância às diferenças ainda na infância, resultando em mais consciência e empatia no futuro.

Melhora do rendimento escolar

Incentivar a leitura é uma prática que interfere diretamente no rendimento escolar, já que a criança terá mais facilidade com a linguagem, o pensamento rápido e a reflexão cognitiva.

Vocabulário e escrita são duas funções altamente favorecidas pelo hábito de ler. Além disso, é por meio dos livros que os pequenos começam a desenvolver o seu senso crítico, habilidade fundamental para a interpretação de textos.

Fortalece o vínculo familiar

Que tal ler um livro nas férias com seu filho? A leitura é uma ótima maneira de unir a família, já que as histórias podem agradar a todas as idades.

Para deixar a experiência ainda mais divertida, capriche na entonação, na teatralidade e na sonorização do ambiente. Faça do momento da leitura um dos melhores programas da semana.

Você, como pai ou mãe, vai amar ter o seu filho tão envolvido, e poderá visualizar um pouco no universo lúdico visto pelos seus olhos. Esse hábito estimula o imaginário e garante diversão para toda a família!

Viu só como incentivar a leitura traz benefícios? Estimular seu filho a ler mais é bom para todo mundo. Afinal, os livros são o melhor caminho para a aquisição de vocabulário e de conhecimento, além de serem ótimos para o desenvolvimento cognitivo da criança.

Para começar essa empreitada pelo mundo das histórias, que tal conhecer os principais tipos de narrativa infantil? Clique no link e não deixe de conferir!