Férias em família: 7 atividades para crianças em férias escolares

A brincadeira na infância possui inúmeras vantagens além de somente divertir. Brincar ajuda a criança a desenvolver a criatividade, a gastar energia, a se exercitar, além de reforçar os laços com outras crianças e com os pais. Por isso, é imprescindível propor e participar das brincadeiras nas férias em família.

É pensando nisso que apresentamos a você uma série de atividades para curtir com o seu pequeno dentro e fora de casa, seja com os coleguinhas dele ou sozinhos.

Descubra várias formas de realmente se divertir com o seu filho e garanta muito mais alegria nas férias escolares!

1. Acampamento

Se você possui alguns dias para ir a áreas de acampamento próximas de sua cidade, não perca tempo: separe sua barraca, convide alguns amiguinhos de seu filho e aproveite um final de semana de maneira bem diferente!

Se, por outro lado, não existe a opção de viajar, não desanime! O acampamento pode ocorrer na sua casa mesmo! Monte uma barraca com lençóis e aproveite sua área externa ou um quarto bem escuro para contar histórias e deixar a noite mais divertida.

2. Parques da cidade

É bem possível que existam parques em sua cidade que até você mesmo não conhece! Por isso, escolha uma opção viável para aproveitar em família e fique mais próximo da natureza, brincando com os pássaros, andando de pedalinho, contando o número de árvores e explorando o ambiente ao seu redor, junto com o pequeno.

3. Piquenique

Outra opção bem diferente e interessante é reunir a família e amigos para preparar um piquenique, seja no bairro, nos parques, na área de lazer do prédio ou até mesmo em sua casa.

As crianças podem ajudar a organizar o piquenique, preparando os quitutes e escolhendo as brincadeiras que podem ser feitas durante a atividade.

4. Festa do pijama

A noite do pijama é uma diversão para as crianças e, para os pais, uma forma de proporcionar lazer, garantindo a segurança de manter os pequenos em casa.

Ajude seu filho a escolher alguns amigos, preparem os convites juntos e distribua às crianças.

Organizem a festinha com sessão de cinema, pipoca, lanches saudáveis, leitura, contação de histórias e café da manhã especial no dia seguinte e garanta a farra dos pequenos!

5. Atividades envolvendo arte

Uma grande vantagem de aproveitar as férias em família é escolher atividades que saiam realmente da rotina das crianças. Brincadeiras envolvendo arte, além de proporcionar lazer, são maneiras de soltar a imaginação das crianças.

Por isso, escolha um cantinho viável para essas atividades em sua casa ou em áreas de lazer infantil e proponha diversas brincadeiras, como:

• modelagem com argila ou massa de biscuit;
  • trabalhos com pintura;
  • desenhos com giz de cera ou lápis de cor;
  • fantoches para montagem de peças teatrais;
  • origami;
  • confecção de gibis e histórias em quadrinhos.

6. Jardinagem e plantação

Outra brincadeira que muitas crianças adoram e dificilmente participam em casa é jardinagem e plantação.

Além da diversão, plantar aumenta o contato da criança com a natureza, desenvolve a coordenação motora, o senso de cidadania e responsabilidade social e pode estimulá-la a ingerir mais alimentos naturais.

7. Cozinhar

Preparar alimentos pode ser banal para os adultos, mas para as crianças é uma tarefa bem interessante e que pode proporcionar muita diversão em família.

Escolha pratos simples de serem preparados com a ajuda das crianças, como pizza caseira, sanduíche, saladas de frutas, biscoitos, etc. As crianças podem ajudar a separar os ingredientes, misturá-los, guardá-los e outras funções que não representem perigo.

Além de todas essas brincadeiras, vocês também podem brincar de bexigas de balão d’agua, assistir a filmes juntos, cantar no karaokê, tirar fotos de paisagens e revelá-las, construir e reformar brinquedos e várias outras para curtir as férias em família!

Gostou das nossas dicas? Não deixe de curtir a nossa página no Facebook e fique por dentro de várias novidades!