Entenda a importância dos animais de estimação na vida da criança

A maioria das crianças ama seus animais de estimação e não é à toa. Sejam grandes ou pequenos, eles ensinam, divertem e são ótimos companheiros. Todo mundo sabe que as crianças adoram animais, muitas já crescem com eles em casa, e algumas vivem com eles por algum período durante a infância.

O que muita gente não sabe é que a presença de animais de estimação em casa traz muitos benefícios, promovendo desenvolvimento emocional, cognitivo, social e físico nos pequenos. Separamos aqui cinco razões para você encher sua casa de pelos.

1. Ensinando responsabilidades

Ter um animal de estimação em casa é uma ótima maneira de ensinar responsabilidade para as crianças. Certificar-se de que os bichinhos da família têm comida e água dá às crianças um primeiro vislumbre do que é responsabilidade e obrigações.

Elas também aprendem empatia e compaixão ao cuidar dos animaizinhos, mostrando que a saúde e o bem-estar do animal depende delas, ensinando a importância do cuidar bem, além do exemplo de ter hábitos alimentares saudáveis e em horários regrados.

2. Fortalecendo laços

Um dos maiores benefícios de ter animais de estimação é o fortalecimento dos laços familiares. Um animal é, muitas vezes, o foco das atividades que a família faz junta, seja levando o cão para passear, seja brincando e até mesmo alimentando-o.

Existem, ainda, benefícios de simplesmente assistir o cachorro perseguir o próprio rabo ou o gato tentar pegar os peixes do aquário. São ações simples que geram e fortalecem os laços familiares.

3. Fazendo companhia constante

Embora a infância seja uma ótima fase, nem sempre é fácil. Ter um animal de estimação fornece companhia constante para enfrentar os altos e baixos. Eles podem ser uma grande fonte de conforto até nos momentos mais difíceis.

Sempre que as crianças se sentem tristes, com raiva ou com medo, elas podem recorrer a seu animalzinho. Brincar, acariciar e dedicar parte do tempo aos bichinhos ajuda a reduzir o estresse a ansiedade.

4. Mantendo as crianças saudáveis

Ao contrário do que muitos pensam, ter um animal de estimação ajuda no combate a diversas doenças, até mesmo algumas alergias. Além do fato de eles deixarem as crianças felizes, e isso ser fundamental para a saúde dos pequeninos, também fortalecem o sistema imune delas.

Quando uma criança brinca com um cão ou um gato, por exemplo, o animal geralmente a lambe, transferindo bactérias e expondo as crianças a esses antígenos, fortalecendo o sistema imunológico delas.

5. Tendo uma vida mais ativa

Cuidar de um cão também incentiva um estilo de vida mais ativo. Crianças com cachorros, por exemplo, exercem mais atividades físicas do que aquelas sem um companheiro animal. Muitos animais necessitam de caminhadas diárias e bastante brincadeira. E aqueles olhares adoráveis que eles nos dão são a motivação infalível para quando bate aquela preguicinha.

Crescer com animais de estimação pode enriquecer a vida das crianças de muitas maneiras. Ter um animal como membro da família é um benefício enorme para todos no lar e, muitas vezes, um ato de amor para o animal.

Você tem filhos crescendo com animais de estimação? Compartilhe suas histórias com a gente nos comentários!

Compartilhar
2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *