Educação ambiental: como abordar a sustentabilidade com os seus filhos

Os impactos ambientais que já provocamos no planeta enormes. Em escala global, os cientistas detectam um aquecimento global diretamente relacionado à emissão de gases do efeito estufa. Mais próximo da nossa realidade, nos últimos dois anos, o país passou por uma crise hídrica e energética que fez sentir a urgência em pensar alternativas sustentáveis para nosso modo de vida.

Hoje sabemos que a educação ambiental das futuras gerações é a única forma de garantir a preservação do nosso planeta. É preciso conscientizar as crianças, desde pequenas, sobre a importância de fazer um uso sustentável do meio ambiente e dos recursos naturais que ele nos oferece.

Essa conversa deve começar dentro de casa! Reunimos aqui algumas dicas simples de como abordar o tema da sustentabilidade com os seus filhos.

Use a tecnologia a seu favor

Computadores, smartphones e tablets já fazem parte do cotidiano das crianças. Muitas tem um primeiro contato com esses aparelhos antes mesmo de falar! Além de entreter, os dispositivos podem ser bons aliados da educação através do grande leque de ferramentas educativas disponíveis online.

Procure apresentar à crianças desenhos animados, vídeos e aplicativos que ensinem, de forma lúdica e didática, como devem cuidar do meio ambiente. Essas ferramentas aproximam a questão da sustentabilidade da realidade do público infantil e têm o potencial de captar a atenção das crianças através do entretenimento.

Crie histórias

Que tal criar uma narrativa divertida para explicar a seus filhos os problemas ambientais e suas soluções? Conte histórias com vilões que representem a degradação do meio ambiente, como a poluição, o desmatamento e o desperdício, sendo combatidos por personagens heróicos que cuidam de maneira correta do meio ambiente.

Essa analogia pode facilitar o entendimento de várias dicas de como os recursos naturais devem ser utilizados e preservados, além de incentivá-los a combater esses vilões.

Traga práticas de sustentabilidade para o dia a dia

Faça a coleta seletiva em casa, separando uma lixeira de cada cor. Explique onde se deve descartar cada tipo de lixo e a importância que a reciclagem tem para o meio ambiente. Mostre para seus filhos como não desperdiçar água durante o banho e ao escovar os dentes. Aproveite para falar da importância que a água tem para a nossa saúde.

A dica mais importante para aplicar no dia a dia é: dê o exemplo! Não adianta falar, contar histórias, criar dinâmicas educativas se, no final das contas, você fizer tudo ao contrário. Os pais também têm que se adequar e adotar práticas sustentáveis no seu cotidiano.

Incentive o contato com a natureza

Visite parques bem arborizados, leve as crianças para plantar uma árvore ou cuidar de um jardim. Fale sobre a importância que a vegetação tem para limpar o ar que respiramos e mostre que é através dela que colhemos alimentos para o nosso consumo.

Esse contato direto com a natureza também é uma boa forma de ensinar na prática os cuidados que devemos ter com o meio ambiente.

Abordar a questão da sustentabilidade com as crianças é uma tarefa nada difícil. É fundamental conscientizar a nova geração que para ela tenha um cuidado maior com a natureza do que as gerações passadas!

Gostou das nossas dicas? Leia também 5 dicas de presentes que podem estimular o aprendizado do seu filho.

 

Compartilhar
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *