Dificuldades em matemática? Veja 11 formas de melhorar seus estudos!

A matemática é vista com maus olhos por muitos estudantes. Para, de fato, melhorar estudos de matemática, no entanto, muitas práticas são essenciais durante o aprendizado.

Aprenda aqui como lidar com as suas dificuldades na disciplina e entenda como algumas posturas podem agregar maior conhecimento!

1. Queira aprender

O primeiro passo para aprender qualquer disciplina é buscar e querer, realmente, aprender.

Pouco adianta ler todo o conteúdo somente para finalizar a leitura, se nada lido foi, de fato, interpretado.

Leia atentamente os conceitos e, a cada parágrafo, tente reproduzir mentalmente o que você entendeu e relacionar aos problemas dos exercícios.

2. Identifique a origem da sua dificuldade

Sendo necessário, retorne aos capítulos anteriores pois, muitas vezes, a nossa dificuldade atual relaciona-se a um conteúdo já visto anteriormente.

3. Mantenha a disciplina e a concentração

Para melhorar estudos de matemática e ter mais rendimento, tanto em casa quanto na sala de aula, é interessante buscar um local que esteja livre de distrações.

Em casa, evite estudar no quarto e tenha uma mesa organizada e situada longe da televisão, celulares, tablets ou ruídos que possam tirar a sua atenção.

Na sala de aula, você pode até se sentar-se próximo de amigos, desde que mantenha-se dedicado durante as aulas.

Jogue limpo consigo mesmo: lembre-se que há momentos para brincadeiras e que, embora pareça tentador conversar durante as aulas ou enrolar para estudar em casa, estes atos podem prejudicar futuramente seus momentos de lazer.

4. Faça esquemas, tabelas e diagramas

Ao resolver os exercícios ou estudar a teoria, tente fazer esquemas, desenhos, tabelas, gráficos ou outros recursos que facilitarão a compreensão e visualização do objeto de estudo.

5. Registre anotações e dicas fornecidas pelos professores

Toda e qualquer anotação feita no caderno (mesmo aquela que o professor não pede para registrar) pode lhe ser útil durante o aprendizado.

O próprio ato de escrever notas pode ajudar na assimilação de um conhecimento novo, pois muitas vezes nos lembramos da localização da anotação e isto facilita o entendimento.

6. Identifique os conceitos novos

Números inteiros, jogo de sinais, função do segundo grau, tangente, regra de três… a matemática é cheia de conceitos específicos e a compreensão de cada um deles pode ser útil para reduzir as dificuldades!

Identifique os conceitos novos, anote suas respectivas definições e busque compreendê-los com o auxílio de livros, apostilas, internet e até pessoas habilitadas (pais, irmãos, professores e colegas de sala).

7. Faça exercícios

Grande parte do aprendizado da matemática depende da resolução de exercícios.

Por isso, não deixe de fazer os exercícios propostos pelos professor e, sempre que possível, resolva outros problemas da apostila e também disponíveis na internet.

Quanto mais exercícios resolvemos, mais nos acostumamos com a forma como o assunto é tratado nos problemas e, além disso, fica fácil identificar nossas dificuldades e tentar solucioná-las.

8. Contextualize os problemas

Sempre que for resolver os exercícios, tente contextualizar cada problema proposto à sua realidade.

Por exemplo: ao lidar com questões de geometria, tente imaginar a figura em sua forma tridimensional e que seja de algum objeto que você utiliza em seu dia a dia.

9. Estude com métodos variados

Estimular os seus diversos sentidos ao estudar é uma maneira de otimizar a assimilação do conteúdo pelo cérebro.

Assim, procure estudar a partir de vídeo-aulas, faça a leitura mental e oral do livro, tente explicar em voz alta o que aprendeu, resolva os exercícios em grupo e sozinho, etc.

10. Organize as duas ideias para facilitar a interpretação

Ao resolver as questões propostas, é muito importante organizar uma linha de raciocínio no caderno para aumentar a compreensão do que está sendo proposto.

11. Aprenda a trabalhar com medidas

Ao trabalhar com medidas (grama, metro, litros, etc), mantenha todas as unidades registradas, assim você conseguirá perceber qualquer necessidade de conversão e, por fim, dificilmente cometerá equívocos.

Seu desempenho na disciplina depende de uma série de atitudes simples adotadas no dia a dia. Habitue-se com boas práticas durante o estudo e acabe de vez com as suas dificuldades em matemática!

Agora que você sabe como melhorar estudos de matemática, que tal conhecer alguns aplicativos para aprender a disciplina de forma mais efetiva?

Compartilhar
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *