Devo estudar ou descansar nas férias de julho?

Estamos nos aproximando do período de férias e nessa época é comum que os alunos tenham dúvidas sobre o que fazer com esse tempo livre. Estudar nas férias de julho ou descansar para estar pronto para o segundo semestre? Existem argumentos a favor de ambos os casos, mas estamos aqui para mostrar a importância de não descuidar dos estudos enquanto descansa o corpo no período de férias.

Quem está se preparando para o vestibular sabe que não tem tempo a perder. As férias de julho são o momento ideal para rever aqueles conteúdos que foram motivo de problema ao longo do ano e recuperar o tempo perdido. É a hora de matar aquelas dúvidas que podem se tornar problema lá na frente e não se descuidar e nem perder o ritmo.

Combine estudo e lazer nas férias de julho

Não é preciso manter a rotina de estudos dura dos dias comuns, mas deixar para voltar a estudar apenas quando as aulas recomeçarem pode ser um problema. O ideal é mesclar hábitos de estudo e lazer de forma que a disciplina dos dias comuns não seja perdida. Manter horários para acordar, fazer as refeições e ler um pouco do conteúdo estudado para revisar o que foi aprendido é uma boa forma de concatenar a diversão das férias com as responsabilidades.

Dá para viajar, sair com os amigos e pegar uma praia, desde que você não se esqueça dos seus objetivos. Entrar cansado no próximo semestre não dá, mas esquecer completamente do vestibular também não é uma boa ideia.

Faça uma autoavaliação honesta

Saber quanto tempo vai ser necessário dedicar aos estudos nas férias de julho vai depender de cada aluno. Nessa hora é preciso avaliar com honestidade o próprio desempenho. Se o aluno se sente confortável com os resultados obtidos até então e acredita que está em dia com a matéria, o caminho é aproveitar o descanso para fazer uma boa revisão.

Priorizar as matérias em que você tem mais dificuldade é essencial. Faça uma listagem do que foi aprendido e foque naquilo em que obteve resultados insatisfatórios. Divida o conteúdo que precisa ser revisto ao longo das semanas de folga e crie um cronograma realista para passar por ele sem problemas ao longo desse tempo. Separe também um tempo para descansar.

Mantenha-se ativo incluindo programas culturais na agenda

Uma forma de aliar estudos e lazer no período de férias é programar uma agenda cultural atrativa, que inclua a visita a bibliotecas e museus de sua cidade ou do destino para o qual vai viajar. Assim, os alunos podem continuar aprendendo sem ficarem presos à rotina de livros e exercícios na mesma intensidade do período letivo.

É possível relaxar enquanto aprende mesmo se não estiver planejando nenhuma viagem! Crie uma lista de filmes e livros que sempre quis ler para revisar conteúdos de história e geografia. Esses conteúdos audiovisuais ajudam a reforçar o entendimento do aluno enquanto divertem.

Aproveite o período para fazer aulas particulares

Quem tem enfrentado dificuldades pode usar o tempo das férias para adquirir ajuda de um tutor e aproveitar esse tempo livre para resolver o que ficou para trás. Durante o período de férias, muitas instituições e professores particulares aproveitam o interstício para oferecer cursos modulares e aulas de reforço que podem ser uma mão na roda para quem não está seguro quanto ao que aprendeu.

O que não dá é para continuar a rotina de seis ou oito horas de estudo por dia, pois o corpo e a mente precisam descansar. Caso opte por fazer aulas neste período, faça em um intervalo menor e aproveite o tempo livre para curtir com seus amigos. Assim, dá pra aliar descanso e estudos e voltar com tudo em agosto, pronto para o vestibular!

E você? Já planejou o que vai fazer nessas férias de julho? Então aproveita e conta pra gente nos comentários!