Conheça 5 ferramentas on-line e gratuitas para expandir seus conhecimentos

Flat icons for e-learning and online education concept. Vector illustration

Não é novidade que o tempo anda escasso. Nunca a expressão “tempo é dinheiro” esteve tão em voga. Atualmente, as pessoas se envolvem com diversas atividades em suas rotinas, pessoal e profissional, que fazem cada minuto contar muito. Por outro lado, para o mercado, é fundamental que a mão de obra seja cada vez mais especializada e não deixe de lado sua formação ao longo da carreira.

Atualmente, já existem diversas ferramentas on-line, gratuitas, que podem te ajudar a ganhar qualificação e novas expertises. Procure aquela que mais encaixa no seu perfil e mantenha seus conhecimentos em constante estado de evolução. Isso vai fazer a diferença no seu desempenho na escola, na faculdade e enriquecer seu currículo na hora de buscar uma boa posição no mercado. Não fique parado! Conheça 5 dessas ferramentas e mãos à obra:

Khan Academy

“Você pode aprender qualquer coisa!”. Com esse slogan, a Khan Academy oferece cursos variados e completamente gratuitos em sua página na internet, com opções que vão de Álgebra à História da Arte. Para os interessados, é muito simples: basta criar uma conta na página e mergulhar nos diversos cursos oferecidos.

A Khan Academy é uma ONG dedicada ao ensino, criada por Salman Khan. Seu objetivo é oferecer educação gratuita e de qualidade para pessoas de qualquer parte do mundo. Em seu site, mais de 3.800 vídeos sobre matemática, história, medicina e saúde, finanças, física, química, biologia, astronomia, economia, ciência da computação, dentre outros, promovem conhecimento e aperfeiçoamento a todos os interessados.

Coursera

Com mais de mil cursos e milhões de alunos espalhados pelo mundo, o Coursera é uma excelente possibilidade para aqueles que buscam aprimorar seus conhecimentos. Um dado importante dessa ferramenta on-line é que ela pode funcionar junto com outros cursos que interessem ou que o aluno já faça, pois a plataforma tem parceria com várias universidades e instituições de ensino.

Além das vantagens de estudar sem precisar estar de “corpo presente” em uma sala de aula, o Coursera investe numa rede de alunos que se relacionam e cumprem funções dentro dos cursos, criando um maior engajamento e melhorando a experiência do aprendizado. Além disso, todos os cursos acontecem no ritmo do aluno, que recebe feedbacks de suas tarefas e do seu desempenho.

Duolingo

Conheça o mundo! Aprender novas línguas é a forma mais incrível de abrir portas para as mais diferentes culturas — e também para diversos mercados. O Duolingo oferece cursos gratuitos on-line de diversos idiomas, que podem ser acessados facilmente do seu computador ou através de um app para smartphones.

Além disso, a plataforma cria um ambiente divertido, com tarefas, testes, indicadores de performance e exercícios de reforço que mantêm o aluno estimulado durante todo o processo de aprendizagem, independente deu seu nível. A interface do programa é bastante divertida e agrada a todos as idades.

TED

Expanda sua mente! Dedicada à expansão de ideias, a TED é uma organização sem fins lucrativos que oferece em seu site conferências curtas, de até 18 minutos, sobre temas relevantes e feitos por muita gente boa (das mais variadas áreas). Com mais 30 anos de vida, a TED surgiu como uma plataforma que discutia tecnologia, ciência e design e suas convergências, mas hoje podemos dizer que ela cobre praticamente todos os assuntos. Da psicologia humana à matemática, das artes à ciência, do autodescobrimento ao humor.

Para conhecer mais cursos e ferramentas on-line gratuitas, você pode acessar a página daIPED, que oferece mais de 1000 cursos de diferentes durações e tipos, a maioria em formato de vídeo. É só buscar pela categoria e navegar pelas muitas opções!

Conhece alguma outra ferramenta bacana que ajude a expandir seus conhecimentos? Compartilhe com a gente!