Como utilizar seu cérebro em favor de sua aprendizagem

O processo de aprendizagem pode ser muito mais fácil e prazeroso do que muitos imaginam. Isso pode ser possível com o simples ato de estimular o cérebro, sabia? Algumas pesquisas mostram que, se ao menos durante a fase da aprendizagem, você estimular o seu cérebro, seu poder de cognição aumenta consideravelmente.

Existem várias formas de poder melhorar seu desempenho nos estudos, por exemplo, exercitando o seu cérebro e mantendo sua mente sempre ativa. Conheça algumas delas:

Alimente-se de forma saudável

Ter uma alimentação saudável faz muito bem ao nosso cérebro. Alguns componentes como os ácidos graxos, mais conhecido como ômega 3, não são produzidos em nosso organismo, mas é necessário ingeri-los para o melhor funcionamento do corpo e da mente.

O ômega 3 é encontrado em nozes, óleos vegetais, salmão e outros peixes, e é ótimo para o cérebro, melhorando a aprendizagem e a memória. Nossa massa cinzenta também gosta muito de ácido fólico, a famosa vitamina B9, que pode ser encontrada em verduras, legumes e grãos, além de vísceras animais.

Tome café todos os dias

A fama dessa bebida já é consagrada, não é mesmo? Muita gente só consegue começar o dia com uma boa xícara de café. Ele também é muito recomendado para quem estuda ou trabalha muito, já que ajuda a manter a pessoa desperta e mais ativa.

Esse ótimo combustível para a sonolência e para a preguiça funciona assim devido a cafeína. Ela também pode ser encontrada em chás, bebidas energéticas, refrigerantes e erva-mate, por exemplo. Essa substância age no sistema nervoso central e no metabolismo do corpo, fazendo a pessoa ficar mais alerta e bem-disposta.

Só não exagere na dose. Podemos tomar até 250mg de cafeína por dia. O seu excesso pode causar irritabilidade, insônia, dores de cabeça e nervosismo. Beba com moderação!

Aprenda coisas novas para estimular o cérebro

Aprender coisas novas estimula muito o nosso cérebro. Tocar instrumentos musicais talvez seja uma das formas mais prazerosas e divertidas de se fazer isso. Existem instrumentos de todos os tamanhos e formas, para todos os gostos.

Só o fato de aprender um pouco de teoria musical e distinguir as notas, por exemplo, já ajuda a aumentar o nosso QI (quociente de inteligência). Ler muito e aprender novas línguas também é um ótimo estímulo para o nosso cérebro.

Pratique atividades físicas

O nosso corpo é uma máquina perfeita, e tudo está interligado. Se você se exercita regularmente, com certeza o seu cérebro também sai ganhando.

A prática de atividades físicas ajuda a melhorar as funções cerebrais porque aumenta o fluxo de oxigênio no cérebro, reduzindo os radicais livres, o que faz com que a pessoa fique mais esperta e aumente a resistência dos seus neurônios a alguns danos, além de reduzir a ocorrência de estresse.

Outro fator que melhora é a percepção espacial, agilidade e disposição para atividades de longa duração.

Treine sua memória

O nosso cérebro fica mais rápido, melhorando nossa cognição e memorização, ingredientes essenciais para uma boa aprendizagem em qualquer área de conhecimento. É possível exercitar o cérebro com jogos, principalmente.

O videogame, jogos de memória, adivinhação e outros educativos, por exemplo, aumentam a capacidade mental das crianças e jovens, deixando o raciocínio muito mais rápido. Outra forma de se fazer isso é com a matemática. Fazer contas de cabeça ajuda muito, além de criar o hábito de fazer com frequência pequenos exercícios de raciocínio lógico. A matemática é uma aliada, apenas saiba como não ter preguiça dela!

Existem muitas formas interessantes de colocar o nosso cérebro para trabalhar e manter nossa mente ativa. O aprendizado e a melhor qualidade de vida agradece. Você tem mais alguma dica de como estimular o cérebro? Conte para a gente, deixe um comentário aqui no post.

Compartilhar
1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *