Como evitar o estresse no trânsito: aprenda aqui

transportation and vehicle concept - woman driving a car and looking at watch

Dirigir nas grandes metrópoles brasileiras pode ser um verdadeiro desafio, principalmente nos horários de pico. A quantidade de veículos que circulam aumenta mais a cada dia e um simples trajeto para levar e buscar uma criança na escola pode ser muito desgastante.

Pensando em te ajudar, separamos algumas formas de como evitar o estresse no trânsito. Confira!

Coloque a leitura em dia

Muitas pessoas vivem reclamando que não têm tempo para ler, mas passam horas entediadas no trânsito, no momento de um engarrafamento, por exemplo. Aproveite esse tempo para ler aquele livro que você não consegue, ou mesmo continuar a ler aquele que está parado em algum canto da sua casa. Caso não tenha nenhum título em mente, ler sobre algo relacionado ao seu trabalho também é uma ótima opção.

Aprenda um novo idioma

Atualmente, já existem disponíveis na internet vários audiobooks que você pode baixar e colocar no DVD ou no CD Player do seu carro. Isso pode auxiliar, e muito, para que você consiga melhorar sua pronúncia e também a interpretação da língua estrangeira. Aproveite, há uma grande diversidade de opções, desde o inglês até o mandarim. Por que não?

Coloque a sua melhor playlist

Como evitar o estresse no trânsito é o objetivo, faça uma playlist com suas músicas preferidas e sempre que estiver começando a ficar nervoso, coloque e cante. É como dizem: quem canta os males espanta! Isso é comprovado até pela ciência, pois, ao exercitar a voz, o cérebro libera mais endorfina e adrenalina, que são os hormônios que geram o bem-estar.

Coloque em prática técnicas de respiração para relaxar

Você sabia que ao acumular tensão você prejudica o fluxo sanguíneo para o cérebro? Pense em todas as vezes que você acabou se estressando e o quanto isso pode ter prejudicado sua saúde. Para relaxar, algumas técnicas de respiração podem ser usadas.

A mais simples pode ser feita facilmente dentro do carro: respire e inspire devagar, com a cabeça em direção ao teto, ao mesmo tempo em que contrai o abdômen. Respire profundamente, em um ritmo cadenciado, de preferência escutando uma música relaxante. Perceba que, aos poucos, a sensação de estresse dará lugar a um relaxamento.

Estude um pouco

Se você estuda, pode aproveitar esse período para colocar a matéria em dia. É possível gravar a si mesmo falando sobre a matéria e depois ouvir. Você também pode optar por comprar audiobooks para aprender sobre um tema específico. Essa pode ser uma ótima oportunidade para absorver todo o conteúdo, se preparando melhor para suas provas e se saindo melhor nos estudos!

Aproveite para organizar sua agenda

Esses minutos podem ser o que você precisa para organizar sua rotina, analisando quais são suas tarefas e compromissos. Dessa forma, você evita esquecer de algo importante no seu dia.

O estresse pode causar aumento de peso, acelerar o envelhecimento e prejudicar a saúde e a pele. Além disso, estressar-se no trânsito não vai fazer com que ele melhore, certo? A solução, portanto, é seguir as dicas que foram passadas e fazer com que o tempo que seria inutilizado seja aproveitado de forma útil.

Gostou das dicas? Você faz algo diferente para evitar o estresse no trânsito? Compartilhe sua opinião com a gente!

Compartilhar
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *