Aprendizagem com esporte

Praticar um esporte na infância e na adolescência traz muitas vantagens às crianças. Além de ser uma atividade lúdica e divertida, ela pode trazer importantes lições ao seu desenvolvimento como pessoa e cidadão.

A aprendizagem com esporte é uma realidade, independentemente da modalidade escolhida por você ou seu filho. Quer saber mais sobre o tema? Então continue com a gente e acompanhe este texto até o final. Boa leitura!

Saúde física

Toda e qualquer atividade física faz bem para a saúde do corpo de modo geral. No caso das crianças, a prática pode ensinar novas habilidades motoras, especialmente as relacionadas à consciência corporal.

Exercícios físicos fazem bem para o coração, melhoram a respiração e também aumentam o apetite. Dessa forma, as vantagens não ficam restritas à prática esportiva e se espalham a diferentes esferas da vida da criança.

Disciplina

Ao participar de uma atividade esportiva, as crianças precisam aprender a lidar com compromissos. Os treinos e as competições têm horários e preparos específicos que precisam ser seguidos. Esse senso de disciplina ensina as crianças a terem responsabilidade desde muito cedo.

Outro fator que contribui para isso é a necessidade de lidar com hierarquias. Afinal, é preciso criar uma relação de respeito com treinadores, geralmente diferente daquelas estabelecidas com os professores da escola regular.

Trabalho em equipe

Você já deve ter ouvido falar no “espírito esportivo”, não é mesmo? A expressão vem especialmente do trabalho em equipe desenvolvido nos treinos. Mesmo que o esporte escolhido seja praticado individualmente — como judô, boxe e outros esportes de luta — as aulas práticas trazem a interação entre os diferentes competidores.

A criança é exposta a situações em que existe a necessidade de cooperação para o alcance dos melhores resultados. Isso, sem dúvidas, ajuda a prepará-la para o “mundo real” (especialmente o profissional).

Socialização

Nas aulas das escolas regulares, as turmas são divididas por idade e é comum que as crianças passem grande parte da infância com o mesmo grupo de colegas. Ao praticar um esporte, a socialização com pares mais diferenciados é facilitada.

Não necessariamente todos têm a mesma idade ou frequentam a mesma escola. Isso possibilita o contato com outras realidades e permite o desenvolvimento da empatia, algo também muito necessário na vida adulta, além de oferecer outras possibilidades de socialização às crianças tímidas.

Lidar com frustrações

Por fim, mas não menos importante, uma grande aprendizagem com esporte diz respeito às derrotas. Como aprender a lidar com elas, mesmo depois de tanto preparo?

Aqui, o trabalho em equipe novamente tem papel importante, assim como a construção da autoestima dessa criança. É preciso valorizar o esforço empenhado e valorizar até mesmo as pequenas conquistas.

Viu só como a prática de esportes pode trazer diferentes benefícios à vida do seu filho como um todo? O contato com diferentes realidades, a possibilidade de fazer novos amigos e de ganhar outras responsabilidades — além de manter a saúde em dia, claro — são características da aprendizagem com esporte que ajudam e muito o desenvolvimento do seu filho.

Gostou de saber mais sobre o tema? Então siga a nossa página no Facebook para continuar acompanhando nossos conteúdos.