Aprenda como controlar o acesso das crianças na internet

As crianças de hoje em dia já nascem sabendo utilizar telefones, computadores e são intuitivas para as tecnologias, não é mesmo? Com tantos avanços, opções de diversão pelas redes e o fato de todos estarem conectados o tempo todo, surgem preocupações dos pais em relação a esse ambiente. Mesmo diante de tantas possibilidades, há como tornar a internet um lugar seguro e que as crianças usufruam da melhor maneira.

Assim como explicar às crianças sobre quais cuidados tomar no mundo real, mais do que nunca, é muito importante que a atenção também esteja voltada para a rede e as ações dos pequenos por lá. Você já passou por essa situação com seus filhos? Confira com a gente algumas dicas para saber melhor como controlar o acesso das crianças na internet!

Converse com as crianças

A principal ferramenta para entender a rotina online e saber como controlar o acesso das crianças na internet é o diálogo! É fundamental que os pais conversem com seus filhos, demonstrem interesse pelo que eles fazem e expliquem os riscos da rede.

É sempre bom falar sobre as pessoas mal intencionadas e dos possíveis golpes que podem surgir nesse ambiente. Ao conversar com os filhos, eles ficarão mais abertos a aceitar as regras do seu uso da internet.

Controle o tempo de uso

É importante que os pais estejam atentos à quantidade de tempo que os filhos passam em frente ao computador, ao celular e ao tablet. A internet deve ser liberada, mas utilizada com limitações, para não se tornar um vício.

Seu uso deve ter regras e horários, assim como outras atividades realizadas pelas crianças. Estimule o desligamento da internet, para que ela não se esqueça de brincar no mundo real, estudar e realizar outras atividades.

Compartilhe o computador

Não deixe que as crianças tenham seus próprios computadores, compartilhe com elas. Além disso, deixe o aparelho em lugares de fácil visualização, como salas e ambientes em que as pessoas circulam.

Essas atitudes facilitam que você tenha sempre acesso e atenção no momento de utilização dos pequenos.

Fique de olho nas redes sociais

Reflita se deve ou não autorizar a criação de perfis dos filhos nas redes sociais. Caso a criança esteja presente em algum desses sites de relacionamentos, fique vigilante às publicações, fotos e, principalmente, conversas suspeitas ou com estranhos.

Explique o que deve ser ou não postado no ambiente virtual, dando atenção aos riscos da exposição nas redes.

Limite conteúdos

Seja no computador ou nos celulares pelo Android e iOS, muitas são as opções de controle dos pais para bloquear conteúdos, sites ou programas. Nos celulares, você pode restringir o que pode ser baixado no aparelho, por exemplo.

Já nos computadores, os próprios navegadores oferecem a opção de bloquear sites para que não sejam acessados pelas crianças. Além disso, alguns aplicativos podem ser utilizados para esse monitoramento.

E então, pronto para colocar as dicas em prática e, mais do que nunca, saber como controlar o acesso das crianças na internet? Converse com os pequenos e aproveite a utilização da rede para passar algum tempo com os filhos, assistindo filmes ou séries educativas!

Compartilhar
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *