Aprenda algumas técnicas para ensinar seu filho a gostar de estudar

Não há dúvidas de que fazemos melhor aquilo que temos prazer em executar e quando o estudo é associado a algo chato e cansativo, é quase certo que o rendimento escolar não será dos melhores.

Sabendo da importância que essa relação desempenha na vida escolar, trouxemos algumas dicas para que você possa mostrar ao seu filho como gostar de estudar. Confira!

Crie uma rotina

Um dos erros comuns que pais podem cometer na educação dos filhos é o mau gerenciamento do tempo. Desde cedo, procure ensinar ao seu filho que ele tem obrigações a cumprir e, apenas após realizá-las, poderá gastar seu tempo para fazer o que quiser — o que, provavelmente, para ele significa brincar ou ficar com os amigos. Dessa forma, você ensinará a importância de se ter um tempo determinado para realizar uma atividade, mostrando que não adianta nada ficar sentado em frente aos cadernos sem fazer nada, uma vez que isso só diminuirá seu tempo livre.

É fundamental dosar os períodos de trabalho com os períodos livres para que não fique no imaginário da criança a associação dos estudos como algo que o impede de brincar, mas sim como algo importante a ser feito.

Associe o estudo ao lúdico

Os jogos eletrônicos podem ser uma ótima maneira de ajudar seus filhos na vida escolar. E o mais interessante sobre eles é o fato de desenvolverem certas habilidades nas crianças enquanto elas estão brincando. Por isso, procure mostrar aos seus filhos os benefícios educacionais das brincadeiras que eles gostam para que, dessa forma, consigam associar o aprendizado a algo divertido.

Há diversas opções para se fazer isso, como jogos de tabuleiro, ferramentas on-line gratuitas, jogos de memória e associação e até mesmo contação de histórias. Nessa hora, use sua criatividade e aproveite a imaginatividade do seu filho!

Mostre que o conteúdo escolar pode ser encontrado fora da escola

É muito desmotivador pensar que o que se estuda não serve para nada na vida. Essa é, inclusive, uma das queixas que os estudantes mais fazem. Para que estudar álgebra? Para que estudar biologia? Para que estudar história? E literatura? Mostrar ao seu filho que esses conhecimentos têm lugar no mundo pode ser um grande incentivo para eles.

Vocês podem assistir documentários, visitar museus, complexos arquitetônicos, feiras de livros, parques ecológicos, observatórios astronômicos e diversos outros programas que mostrem o porquê da existência das ciências e o prazer em se admirar as artes.

Ensine seu filho a aprender

É completamente normal odiar uma matéria na qual suas notas são baixas. Afinal de contas, é muito desgostosa a sensação de não saber algo e mesmo assim ser obrigado a fazê-lo. Procure conhecer seu filho, saber suas dificuldades e aprender a contorná-las. Muito da dificuldade em matérias de exatas, por exemplo, é a falta de contato com o concreto e o experimental. Já com as matérias de humanas, entra a dificuldade com a leitura ou a falta de bagagem de conteúdo. Você pode ajudar seu filho em casa com todos esses obstáculos e ensiná-lo que é possível gostar de tudo, só é preciso encontrar o melhor jeito de se aprender.

Não há dúvidas de que o trabalho dos pais em casa é fundamental para a vida escolar dos filhos. Se você os incentiva a gostar de estudar, há grandes chances de que desenvolvam verdadeira apreço pelo conhecimento e queiram buscá-lo cada vez mais.

O que você achou das nossas dicas? Conhece outras técnicas legais? Compartilhe conosco suas dúvidas, impressões e sugestões nos comentários!