Afinal, como evitar que o filho ande com más companhias?

O risco dos filhos se deixarem levar pela influência das más companhias é uma das grandes preocupações de pais de adolescentes, e o medo não é em vão. É nessa fase da vida que o jovem busca redefinir e fortalecer suas opiniões e seus padrões comportamentais aprendidos na infância, e principalmente com a família.

Maus comportamentos podem alterar o padrão de personalidade dos jovens ao tornarem-se adultos em meio a perigos variados, como o uso de drogas, linguagem inapropriada, más condutas nas redes sociais e nas relações interpessoais, entre outros.

Os perigos da vulnerabilidade às más condutas

A nossa personalidade torna-se consolidada na idade adulta ­— por volta dos 20 e poucos anos —, e é moldada ao longo da infância e adolescência pelas experiências que temos, seja com os familiares, colegas, amigos ou pessoas próximas.

Por isso, os amigos — por meio de atitudes inadequada — podem ser um fator de vulnerabilidade e influenciar comportamentos prejudiciais ao caráter individual, como o uso de drogas, a quebra de regras, o uso de linguagem inadequada, pequenos furtos, ingestão de bebidas alcoólicas e tantos outros.

A influência da internet

A internet tornou-se um dos principais veículos influenciadores dos jovens. Hoje há a figura dos Youtubers na rede, que são celebridades que ganham fama ao tratar de assuntos variados, persuadindo e atraindo jovens de todo o mundo.

Segundo a pesquisa feita pelo grupo Provokers e pela Google, 10 das 20 personalidades mais admiradas pelos jovens são Youtubers, estando dois do top 3 também incluídos na categoria.

Por isso, é importante acompanhar de perto como essas figuras buscam atingir tal reconhecimento, autenticando se são, realmente, motivadores de bons comportamentos de acordo com a realidade da criação que você deseja dar aos seus filhos. Mas como fazer isso? Veja algumas dicas a seguir.

Dê o exemplo em casa

Muitos dos comportamentos reproduzidos pelos jovens são reforçados por experiências e condutas observadas e aprendidas dentro de casa. Assim, seja o primeiro a dar exemplo de boas atitudes e faça seu filho entender, no longo prazo, que existem diversos tipos de criações, e que ele possui boas referências comportamentais no seu círculo familiar.

Exponha casos para educar o seu filho

Procure sempre mostrar casos de bons comportamentos — seja por meio de filmes, da internet, dos acontecimentos com conhecidos ou de programas de TV — para instruir gradativamente o seu filho, de forma que ele perceba que o caráter das pessoas pode ser tanto benéfico quanto prejudicial à vida delas mesmas e das pessoas ao seu redor.

Conheça a realidade das famílias dos amigos

Busque conhecer as amizades do seu filho, bem como suas famílias. Fique aberto para receber os colegas do seu filho em casa — aproveitando datas comemorativas, reuniões para estudos etc. — e faça com que essas oportunidades sejam úteis para entender como são as relações do seu filho e como ele se comporta no convívio com os amigos.

Eduque seu filho de perto

Para identificar más condutas e remediá-las de forma mais eficaz, é imprescindível estar próximo dos filhos, acompanhando sua rotina na escola, dentro e fora de casa.

Por isso, compareça sempre que possível às reuniões no colégio e às festas de aniversário e encontros, reconheça bons comportamentos e limite ou corrija más atitudes — como proibir o contato com certas companhias, impor ao filho que repare erros ou reconheça responsabilidades pelos seus atos.

As más condutas no círculo social dos filhos são um dos maiores receios de pais na criação de seus filhos adolescentes, mas saber lidar com elas é a principal forma de evitar prejuízos no desenvolvimento desses jovens, não é mesmo? Assim, forneça uma criação adequada ao seu filho e ajude-o a se tornar um adulto de ouro!

Agora que você já sabe como evitar as más companhias no dia a dia do seu filho, que tal entender um pouco mais sobre os prejuízos da exposição na internet?

Compartilhar
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *