Acompanhamento dos pais: por que essa tarefa é indispensável?

Investir em uma boa formação educacional é garantir um futuro bem-sucedido para o filho. Muitos pais sabem disso e, portanto, os matriculam em colégios renomados que trabalham com os melhores métodos de ensino. No entanto, apenas escolher um bom colégio não vai assegurar ao filho um bom desempenho escolar.

É preciso ir além da matrícula e se preocupar em mostrar o valor da escola e do aprendizado em casa. O acompanhamento dos pais vai acrescentar muito no desenvolvimento do aluno, e saber o que o filho está aprendendo contribui bastante para a troca de informações.

Acompanhar os cadernos, auxiliar nos estudos, elogiar cada conquista, apontar com cautela os pontos que precisam ser melhorados são atitudes que acabam capacitando os filhos para alcançar objetivos maiores. Continue lendo e descubra por quê!

A presença dos pais gera melhores resultados na escola

Um ponto fundamental para o desenvolvimento escolar do aluno é a participação dos pais nas atividades. Essa presença causa uma sensação de segurança, proteção e conforto que leva ao comprometimento com os estudos.

Mas por que isso acontece?

Os filhos precisam de uma razão para estudar e, principalmente, de motivação. Muitas crianças e adolescentes não sentem vontade de pegar um livro para ler; porém, quando há a presença da mãe ou do pai dando estímulos e um bom suporte, essa atividade acaba ficando interessante.

Mostre ao seu filho o valor que a escola tem na vida dele e esteja ao lado, acompanhando não só as tarefas de casa, mas também as atividades na escola.

Participe de reuniões, eventos, leia livros, assista a filmes educativos com eles, use a tecnologia a favor da educação; enfim, interaja com a rotina do seu filho. O tempo é corrido, o trabalho exige muito esforço, porém esse investimento tem um retorno muito gratificante.

A parceria entre família e escola reduz conflitos

Quando os pais participam e se engajam na vida escolar do filho, eles entram em contato com o comportamento dele dentro de sala de aula, com as notas e, consequentemente, com as dificuldades nas matérias. São conflitos como esse e tantos outros que podem ser solucionados com o apoio dos pais e da escola.

Aconteceria o contrário caso não houvesse essa interação: o dever de solucionar os problemas ficaria apenas nas mãos da escola, o que seria um processo mais longo. Portanto, o apoio e a presença dos pais são indispensáveis.

O acompanhamento dos pais traz melhorias no comportamento e no ambiente familiar

Quando os pais participam da rotina dos filhos, a tendência é que eles se sintam apoiados, importantes e amados. Com todo o suporte que recebem, é bem mais fácil ter comprometimento com os estudos.

Saber que a escola cumpre um papel fundamental no futuro e que os pais estão prontos para ajudá-los a enfrentar desafios vai fortalecer o compromisso de obter um bom desempenho nos estudos.

O diálogo entre pais e professores se torna mais fácil

Olhar o boletim do filho e constatar que as notas não estão boas não é suficiente para intervir no processo de ensino-aprendizagem. Os pais precisam acompanhar de perto o desenvolvimento educacional para ter controle do que pode ser feito para melhorar o rendimento.

Portanto, para ter um diálogo aberto com os professores e acompanhar de perto as atividades do filho, é preciso estar presente. Os professores que veem os pais como incentivadores acabam se motivando para melhorar a qualidade do aluno na escola.

É com pequenas intervenções no processo educacional do filho que os pais começam a participar da vida escolar e proporcionar melhores resultados no desempenho e no comportamento familiar.

Por isso, dedique tempo para acompanhar as atividades tanto em casa como na escola e lembre-se de tanto de elogiar e quanto de cobrar melhorias. O acompanhamento dos pais é crucial no processo de aprendizagem do filho.

Gostou de conhecer essas boas razões para acompanhar a vida escolar do filho? Então siga as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações. Estamos no Facebook e no YouTube!