A importância do professor na vida dos alunos

Não há como negar a importância do professor na vida dos alunos. Na Educação Infantil eles servem como referência e juntos constroem uma relação de afeto e segurança. Já para os maiores até o Ensino Médio, a figura do mestre pode se assemelhar a de um conselheiro, especialmente na fase da adolescência.

Em qualquer etapa da vida escolar, o professor está presente como um alicerce positivo. Tanto que a maioria de nós lembra de pelo menos um desses profissionais com carinho. Os ensinamentos e a maneira como somos tratados marcam a nossa trajetória para sempre, fazendo parte da nossa história.

Dia 15 de outubro comemora-se o dia do professor. Por isso, vamos listar alguns motivos pelos quais esses profissionais devem ser homenageados.

Eles influenciam o futuro

A função do professor vai muito além de alfabetizar, ensinar matemática, biologia, fórmulas químicas, dar explicações científicas para vários fenômenos por meio da física, entre outros assuntos pertinentes a cada disciplina estudada na vida escolar.

O professor também é responsável por ensinar aos alunos noções de cidadania, respeito ao próximo, preservação da natureza e tantas outras questões sociais tão importantes para o futuro da sociedade e formação do indivíduo enquanto sujeito.

Eles dão sempre o melhor de si

O trabalho do professor vai além da sala de aula. São horas e mais horas preparando as aulas, se dedicando a elaboração de atividades originais para que as crianças e adolescentes possam se interessar pelos conteúdos e aprender brincando.

Esse é um trabalho que ninguém pode ver, já que é realizado fora da sala de aula. Enquanto os alunos brincam, descansam e estão com as suas famílias, os professores estão pensando em como surpreendê-los no dia a dia.

Eles são um porto seguro

Muitas crianças e adolescentes recorrem ao professor para desabafar problemas, pedir conselhos ou até mesmo ajuda. A própria função do profissional e a postura que ele assume perante a sala de aula cria esse senso de confiança.

Cabe aos pais observar a opinião dos filhos a respeito dos professores. Se a criança chega em casa falando maravilhas a respeito daquele que está conduzindo as aulas, certamente esse profissional merece o reconhecimento da família, seja recebendo uma lembrança no dia dos professores, seja entrando em contato com a escola para fazer elogios e reafirmar as qualidades do docente.

Eles ajudam a construir a autoestima

Cada elogio feito ao aluno é uma das peças responsáveis por construir a autoestima e segurança das crianças. O professor aprende, durante a formação, a construir uma relação respeitosa com os estudantes, valorizando o aprendizado — ainda que a criança cometa erros.

Afinal, errar é humano e cada equívoco deve ser tratado com muito carinho. Os acertos devem ser elogiados, potencializados, reafirmados e elevados. Professores que agem dessa forma com nossos filhos merecem todo o carinho do mundo.

O dia do professor é uma data propícia para que essas qualidades sejam valorizadas e reconhecidas. Se o seu filho gosta dos professores, não hesite em oferecer uma lembrança para demonstrar seu agradecimento por tratá-lo tão bem.

O mesmo vale para as escolas. O corpo docente merece ser homenageado, reconhecido e valorizado por sua atuação. Ser professor é uma das mais belas profissões do mundo e merece todas as homenagens. Feliz dia!