8 aplicativos para ensinar programação para crianças

Em um mundo cada vez mais tecnológico, não há como não pensar no futuro dos nossos filhos. É nesse sentido que os pais devem se conscientizar da importância de ensinar programação para crianças.

Como os sistemas computacionais já fazem parte do cotidiano das crianças, é preciso ficar atento em como usá-los a favor do desenvolvimento dos pequenos. Pensando nesse contexto no qual a programação se insere como requisito básico, é válido pensar em como preparar nossas crianças para serem atores ativos nos processos de evolução da tecnologia.

No post de hoje, listamos 8 aplicativos que podem auxiliar no ensino de programação para crianças. Confira!

1. Code Combat

Nesse jogo, que possui interface web, a criança precisa usar a tecnologia JavaScript para enfrentar os desafios propostos. A programação acontece de maneira natural, na prática. Para tanto, a criança vai programar em JavaScript sem precisar enfrentar teorias e regras específicas dessa linguagem.

2. Code Club

Criado para incentivar as crianças a começarem desde pequenas a programar, o Code Club oferece conteúdos de diversas outras ferramentas. Com a ideia de formar um clube de pequenos programadores, seus idealizadores objetivam que as crianças aprendam a criar seus próprios aplicativos.

3. Hora do Código

No Brasil, a Hora do Código é uma ferramenta que tem como objetivo principal acabar com o mito de que programação é algo para supergênios. Com vários jogos e atividades lúdicas, é fácil e divertido e pode ser usado por crianças a partir de 4 anos.

4. Lightbot

Aconselhável para crianças um pouco maiores, esse é um jogo que ensina a lógica da programação. Nele a criança vai programar quais serão as ações do robozinho, que se chama Lightbot. Incentiva muito o raciocínio lógico e exige da criança uma concentração e paciência especial, sem deixar de ser divertido.

5. Tynker

Para crianças que querem criar seus próprios aplicativos e jogos, o Tynker é um recurso muito útil. Com tutoriais e desafios, os pequenos são estimulados a aprender a codificar por meio da prática. Essa é uma ferramenta planejada para as crianças usarem e dominarem os recursos de programação desde cedo.

6. The Foos

Disponível para IOs, esse aplicativo procura ensinar crianças a partir de 5 anos. É considerado ótimo para um primeiro contato de crianças com a programação, pois trabalha com a intuição e não exige que o usuário seja alfabetizado. Um jogo de aventuras no qual se aprende a solucionar problemas por meio da lógica.

7. Turtle Academy

Utilizando a linguagem LOGO, a Turtle Academy torna o ensino de programação acessível para crianças de todo o mundo, pois tem foco nas habilidades visuais das pessoas. É um aplicativo que pode ser usado tanto na escola quanto em casa e colabora com o ensino aprendizado de maneira geral, mas principalmente quando o assunto é matemática.

8. Scratch

Site criado pelo MIT oferece para as crianças uma forma simples e divertida de aprender a programar. Além de divertir os pequenos, pode ser uma ótima forma de aproximar pais e filhos, já que todos podem programar no aplicativo que atrai pessoas de todas as idades.

Há alguns anos seria praticamente impossível pensarmos em uma criança criando algumas linhas de HTML ou se especializando em JavaScript. Porém, a tecnologia está sempre se transformando e o mundo acompanha essa mudança, sempre inovando e abrindo caminhos.

Independentemente da futura área profissional de nossos filhos, aprender desde cedo a programar pode trazer vantagens em relação a concentração, motivação e criatividade.

É essencial escolher sempre os aplicativos que podem ser adaptados à realidade de nossos filhos. Além disso, é preciso sempre deixar claro os ganhos com a programação de forma mais lúdica, reforçando a capacidade de controlar robôs e resolver diferentes tarefas com mais agilidade.

E você, já usou algum desses aplicativos para ensinar programação para crianças? Como foi a sua experiência? Conte pra gente aqui nos comentários!