6 livros para ler com os seus filhos nas férias

Assim que uma história começa a ser contada, somos imersos em sua realidade, seu ritmo e seu enredo. E ler com os filhos não é diferente: além de ser um momento de aproximação da família, é uma maneira de desenvolver a criatividade e a imaginação das crianças!

A leitura acompanhada pelos pais ainda tem a capacidade de despertar os filhos para essa atividade que pode enriquecer o vocabulário, expandir o conhecimento e aguçar a memória.

Pode acontecer que, com a chegada das férias escolares, as crianças queiram se afastar dos livros e de atividades que lembrem os compromissos da escola. Mas, ao contrário do que muitos pensam, a leitura pode ser uma grande aventura em família.

Descubra aqui 6 livros para ler com seus filhos nestas férias e encantá-los com divertidas e ricas histórias!

Filhos de 3 a 6 anos

“Adivinha o quanto eu te amo”

Este livro tornou-se um clássico da literatura infantil e conquista pais e crianças por sua sensibilidade. Escrito por Sam McBratney e ilustrado por Anina Jeram, o livro foi publicado em 1994 e está na lista dos melhores livros para ler para os filhos, da revista Crescer.

O livro educa a respeito do amor a partir da relação entre um coelhinho e seu pai. Ao final, o aprendizado que fica é a importância em demonstrarmos nossos sentimentos de carinho a quem amamos.

“Olívia e o mau humor”

As crianças, muitas vezes, não compreendem alguns sentimentos, e este livro pode ser uma boa forma de explicar sobre o estado de espírito que é o mau humor. Escrito e ilustrado por Tor Freeman, a fábula traz a gatinha Olívia em um dia ruim. Ela briga e grita com seus outros amigos, até quando encontra uma loja de doces e tudo fica mais fácil.

Essa história bem humorada encanta os pequenos leitores e é um bom remédio para melhorar um dia ruim de uma criança.

Filhos de 7 a 9 anos

“A maravilhosa ponte do meu irmão”

Ana Maria Machado é um dos maiores nomes da literatura infantil brasileira. Nesta história envolvente sobre ternura e companheirismo, a autora aborda a relação entre dois irmãos, Bruno e Henrique, a partir de um brinquedo mágico: uma ponte incrível. O brinquedo desperta a cobiça entre outros colegas e também a curiosidade entre os pais dos pequenos.

A história trabalha questões como a criatividade infantil e a amizade, em uma narrativa lúdica e bastante característica da autora.

“Fonchito e a Lua”

Este livro é uma grande viagem sobre o primeiro amor. Mário Vargas Llosa, Nobel de Literatura, conquista pais e filhos ao tratar de sentimentos tão puros. A história é sobre Fonchito, um garoto apaixonado que está em busca do impossível: entregar a Lua para conquistar sua amada, Nereida.

O enredo se passa em Lima, capital do Peru, sendo, além de tudo, um vasto mergulho na cultura latino-americana. É uma opção de leitura rica em valores, como carinho, astúcia e coragem.

Filhos de 10 a 13 anos

“Um raio de luz, a história de Albert Einstein”

Voltado para crianças mais crescidas, a história de Jennifer Berne e Vladimir Radunsky convida os leitores a viajarem com ninguém menos que Albert Einstein, o famoso físico alemão. É a partir de um passeio de bicicleta em uma estrada empoeirada que o pequeno Einstein irá se perceber viajando dentro de um raio de luz, em uma velocidade além da imaginação.

De fácil leitura, a história aborda a força da curiosidade e da criatividade, que levaram o cientista a descobrir a Teoria da Relatividade.

“Bambi”

Publicada originalmente em 1932, a história de Felix Salten sobre este cervo, Bambi, se tornou um clássico atemporal da literatura infantil. A fábula, com narrativa vezes doce, vezes sombria, aborda a batalha da sobrevivência, da vida e da morte, pela ótica dos animais.

Além de ser capaz de despertar afeto pelos bichinhos, o livro encanta por sua profundidade a respeito de sentimentos como o amor, a perda, a felicidade e a tristeza.

O que achou das nossas dicas de livros para ler com os filhos? Embarque nessa aventura agora nas férias e desperte o prazer da leitura em suas crianças!

Quer ficar por dentro de outras dicas para aproveitar cada fase com os pequenos? Curta nossa página no Facebook e acompanhe todas as novidades que compartilhamos por lá!