6 dicas para estimular seu filho a ler mais

A leitura é uma viagem mágica para terras distantes e mundos que só existem na imaginação. Ir para o futuro, emergir no presente ou até mesmo voltar ao passado: não há limites para esse precioso hábito, que favorece muito o desenvolvimento intelectual. Mas como estimular seu filho a ler mais mesmo cercado de aplicativos tecnológicos?

Esse é um dos grandes desafios de nossa época. Antes da popularização da informática, realmente era mais fácil ter concentração para ler. Mas fique tranquilo: nem tudo está perdido!

Reunimos aqui 5 dicas incríveis para você comprovar como o universo mágico dos livros ainda é insubstituível. Confira!

1. Tenha em casa livros acessíveis 

O contato visual com os livros é muito importante. Em vez de deixá-los em cômodos fechados, como um escritório, escolha corredores da casa ou prateleiras no quarto. Assim, seu filho vai se lembrar de ler e tenderá a fazê-lo com mais frequência.

2. Aproveite o poder da mídia

Os filmes e séries do universo pop são grandes estimulantes do hábito da leitura. Ao serem estimulados por imagens de sagas épicas e ficções que fazem muito sucesso, crianças e adolescentes têm maior interesse em se aprofundar nas histórias. 

Nas livrarias, os espaços destinados a esse nicho têm maior destaque. Também pela internet você pode adquirir títulos em evidência no momento e acessar blogs e canais do YouTube que comentam sobre livros.

3. Faça da leitura um ritual

Ler para os filhos menores antes de dormir é um momento de interação muito saudável. E o hábito deve ser estimulado quando eles se tornam adolescentes. Outro caminho é deixar gibis e revistas no banheiro. 

Regular o uso de aplicativos digitais também é importante. Estabeleça horários para o uso do computador ou tablet, para atividades esportivas, culturais e ao ar livre, e reserve também momentos do dia para serem dedicados à leitura.

4. Seja um exemplo

O comportamento dos pais exerce grande influência. Mostre ao seu filho que você também acha prazeroso o hábito de ler. Divida os livros com ele e comente sobre as histórias em outros momentos do dia a dia. O exemplo dos pais é muito importante para estimular o filho a ler.

Seja visto lendo obras literárias e convide seu filho a compartilhar deste momento. Assim, você sinaliza que não se trata de uma obrigação, mas sim de algo muito prazeroso de se fazer.

5. Organize um clube do livro

Enquanto mais pessoas estiverem envolvidas na atividade de ler, mais o hábito será estimulado. Converse com os pais dos amigos de seu filho e proponha um Clube do Livro.

Vocês podem compartilhar os exemplares entre si e agendar reuniões agradáveis com lanches. Além disso, podem organizar passeios com momentos de lazer ao ar livre, visitando cenários que façam referência às histórias contidas nos livros. 

6. Persista: valerá a pena 

Introduzir um novo hábito requer disciplina e paciência. Tenha sempre em mente os benefícios futuros que a leitura oferece:

  • Melhora o desempenho acadêmico;
  • Amplia a visão de mundo;
  • Abre horizontes profissionais.

Esses são apenas alguns dos inúmeros  privilégios de ler regularmente. Por isso, tão importante quanto estimular o hábito da leitura em seu filho é fazer isso junto com ele.

Agora que você está por dentro das melhores dicas para estimular seu filho a ler, que tal ajudar seus amigos a fazerem o mesmo? Compartilhe este artigo em suas redes sociais e surpreenda-se com os comentários!

Compartilhar
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *