5 autores infanto-juvenis que seu filho irá amar

A leitura tem papel central na formação dos estudantes. Seja para a interpretação correta de um texto ou uma redação estruturada com bons argumentos, ler é fundamental!

Vale destacar que as vantagens dessa prática vão muito além: conhecer outras culturas, ampliar o vocabulário e desenvolver a criatividade e o senso crítico são apenas alguns dos muitos benefícios adquiridos quando se lê regularmente.

Estimular o hábito da leitura em seus filhos só traz vantagens! Por isso, separamos abaixo 5 autores infanto-juvenis que eles irão amar conhecer! Confira:

1. Clarice Lispector

Um das maiores escritoras brasileiras, Clarice Lispector nasceu originalmente na Ucrânia. Imigrou para o Brasil junto com seus pais ainda bebê, no início dos anos 1920.

Quando adulta, trabalhou como jornalista, escrevendo regularmente para diversos veículos de comunicação. Além de romancista e contista, produziu diversas obras infanto-juvenis, entre elas O mistério do coelho pensante (1967), A vida íntima de Laura (1974), Quase de verdade (1978) e Como nascem as estrelas (1987).

2. J. K. Rowling

Joanne Kathleen Rowling, mais conhecida por J.K. Rowling é uma escritora inglesa, mundialmente conhecida por ter escrito a saga do bruxinho Harry Potter e todas as aventuras que ele enfrenta quando entra para sua escola de magia, além de abordar temas como amizade, perdas e descobertas.

A coleção, composta por sete volumes, tornaram autora e obras mundialmente conhecidas por ocasião da adaptação dos livros para as telas do cinema. 

3. João Anzanello Carrascoza

Nascido em 1962 em uma cidade do interior de São Paulo, Carrascoza é romancista, cronista e professor universitário. Com uma escrita poética, o autor aborda temas como descoberta, alegrias e tristezas presentes em todas as fases da vida.

Entre os títulos infanta-juvenis, destacam-se: De papo com a noite (1991), Aprendiz de inventor (2003), O menino que furou o céu (2005), A terra do lá (2010) e Prendedor de sonhos (2011), entre outros. 

4. C. S. Lewis

Clive Staples Lewis (1898–1963), mais conhecido por C.S. Lewis, foi um escritor, professor universitário, crítico literário e romancista.

Sua obra mais conhecida pelo público infanto-juvenil é uma série de sete romances intitulado As crônicas de Nárnia: O leão, a feiticeira e o guarda-roupa (1950), Príncipe Caspian (1951), A viagem do Peregrino da Alvorada (1952), A cadeira de prata (1953), O cavalo e seu menino (1954), O sobrinho do mago (1955) e A última batalha (1956). Parte de sua obra foi adaptada para o cinema, tornando-a ainda mais conhecida. 

5. L. Frank Baum

Nascido em 1856 em Chittenango, nos Estados Unidos, o autor se interessou pela escrita muito cedo na vida, tendo trabalhado como jornalista e ator.

A publicação de O Mágico de Oz, em 1900, tornou Baum notoriamente conhecido. A recepção da obra foi tão positiva que o autor posteriormente escreveu outros títulos em que os personagens do mundo de Oz apareciam envolvidos em outras aventuras. 

Além dos autores infanto-juvenis já bastante conhecidos, como Monteiro Lobato, Cecília Meireles, Maurício de Souza, Ruth Rocha e Lygia Bojunga, procuramos trazer outros nomes no sentido de ampliar o repertório de leitura dos pequenos.

O intuito foi de indicar diversos autores cujas temáticas são distintas, proporcionando experiências de leitura enriquecedoras, sem deixar, contudo, de priorizar os elementos essenciais da leitura nesse período específico do desenvolvimento humano: o despertar da curiosidade, o desenvolvimento da imaginação e a capacidade inventiva tão presentes em crianças e adolescentes. 

E você, já conhecia os autores acima citados? Compartilhe conosco nos comentários quais escritores já compõem a biblioteca de sua casa!

Compartilhar
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *