4 livros para incentivar a criatividade das crianças

Um incontável número de pesquisas aponta que ler faz bem em diversos níveis, em qualquer fase da vida. Além de ajudar na criatividade das crianças, estimular a atividade cerebral, criar pensamento crítico, a leitura combate a perda de memória e até mesmo doenças.

Ter contato com livros desde cedo ajudará a criança e depois o adolescente a criar referências culturais e se preparar para os desafios da vida. Ler engloba adquirir cultura e vocabulário, conhecer universos diferentes. Quanto mais a criança lê, mais repertório ela vai somando. A tendência é que o raciocínio melhore com o tempo, pois o cérebro constantemente estimulado responderá cada vez mais rapidamente.

A relação entre o desenvolvimento e a leitura

Para se ter uma ideia da importância da leitura para o desenvolvimento do cérebro, um estudo feito na Inglaterra mostrou que a atividade do órgão é estimulada de forma mais intensa quando a pessoa lê obras clássicas da literatura, em comparação com a leitura de títulos populares.

A leitura de palavras não usuais e com texto estruturado de uma forma mais complexa faz com que a atividade cerebral aumente. Por isso, fazer com a criança e o adolescente leiam é fundamental para o crescimento da criatividade, mas é importante ir aos poucos sofisticando a escolha dos livros.

Há ainda outro dado importante. Em tempos de tecnologia, ler no papel faz mais bem ao cérebro do que a leitura em tablets, computadores ou celulares. No papel, segundo estudo, a concentração aumenta e o cansaço visual diminui.

Dicas para estimular a leitura

A leitura pode gerar efeito contrário e afastar a criança do livro. Faça com que a leitura seja uma atividade prazerosa, natural. Participe da escolha, converse com seu filho sobre o livro, veja como ele reage. Se for a uma livraria ou biblioteca, leve seu filho junto. Escolher o próximo livro pode ser uma aventura para ele.

Por isso, a escolha do livro deve ser bem-feita. O título deve ser adequado à idade dela, ou a criança pode se desestimular ao se deparar com algo ainda incompreensível para ela.

Outro ponto importante: criança gosta de imitar o que acontece em casa. Portanto, dê o exemplo, dedique um tempo para você ler também. Você pode, por exemplo, criar um horário de leitura da casa.

Compartilhar histórias é um bom passo para fortalecer os laços afetivos e estimular a leitura. Então, leia para o seu filho. A atividade fará com que a criança se envolva com a história, despertando a curiosidade para outros assuntos.

Sugestões de livros para incentivar a criatividade das crianças

Menina bonita do laço de fita, de Ana Maria Machado

A obra de Ana Maria Machado conta a história de um coelhinho branco que se apaixona por uma menina negra e quer ter a pele da mesma cor que ela. O interessante é que o livro se faz bastante atual com a discussão da igualdade racial.

Eu me Pergunto, de Jostein Gaarder

A história se desenrola quando um garoto caminha de volta para a casa e lança perguntas sobre vida, sua história e memórias.

Os Meninos da Rua Paulo, de Ferenc Molnár

História clássica de crianças que brincam nas ruas e defendem o pequeno pedaço de terra que possuem para brincar. O livro trata de amizade e laços afetivos, que fizeram a obra se tornar tão famosa no mundo inteiro.

Onde Vivem os Monstros, de Maurice Sendak

É um dos livros mais premiados da literatura infantojuvenil. Conta a história de um menino que fica de castigo após uma malcriação e cria um mundo próprio no seu quarto. Trata, ao fundo, da relação entre filhos e pais, de forma bem-humorada.

Gostou das nossas dicas de livros para incentivar a criatividade das crianças? Quer acrescentar algum livro nesta lista? Deixe seu comentário!