4 aplicativos que podem auxiliar nos estudos

O ensino lúdico é aquele que reforça diferentes tipos de aprendizado por meio de jogos, brincadeiras ou outras atividades divertidas. Você já deve ter brincado de Stop! — ou adedanha, como é conhecido em outras localidades do país —, por exemplo, e aprendido ao mesmo tempo em que se divertia, certo?

Com o aumento da facilidade de acesso à internet, os smartphones também se tornaram bons aliados em prol de uma educação mais leve, especialmente para quem precisa lidar com a pressão do vestibular ou do ENEM se aproximando.

Acompanhe este texto até o fim e confira esta lista com os 4 apps que não podem faltar no seu celular.

1. Duolingo

O Duolingo é o queridinho no ensino de idiomas. Disponível para iOS e Android, o aplicativo é gratuito e permite o aprendizado de diferentes línguas, como inglês, francês, espanhol, alemão e muito mais. Com uma interface simples, as lições são bastante gamificadas o que torna o aprendizado bastante divertido — e até mesmo viciante.

A principal vantagem do Duolingo é que ele treina todas as habilidades envolvidas na aprendizagem de um idioma (leitura, fala, escuta e escrita). Além disso, é possível interagir com outros “alunos” dentro da plataforma.

2. Geekie Games Enem

Como diz o nome, o Geekie Games é especialmente focado no ENEM. Ele se vende como um plano de estudos para a prova e promete ajudar os alunos a aumentarem suas notas em até 5 vezes com os jogos disponibilizados. Interessante, não?

Videoaulas, simulados e outros tipos de exercícios, também na lógica da gamificação, fazem com que você se desafie e se interesse cada vez mais pelos melhores resultados no aplicativo. Redação, português, matemática, física e química estão entre as áreas trabalhadas nesse app.

3. Coursera

O Coursera é uma plataforma de aprendizado online criada por professores de Stanford. De forma gratuita, é possível encontrar cursos de diferentes níveis ofertados por renomadas instituições, como a University of Michigan, Johns Hopkins University e muito mais.

De idiomas a habilidades de gestão, passando por programação e robótica, você tem acesso a isso e muito mais na palma da sua mão por meio da versão mobile. O aplicativo também está disponível para Android e iOS.

4. Redação Nota 1000

Se você procura um aplicativo voltado especialmente para ajudar na redação do ENEM, o Nota 1000 pode ser um grande aliado. Você pode tirar uma foto da sua redação ou submeter o conteúdo por escrito.

Professores e corretores também participam da plataforma e devolvem o material corrigido e comentado para que você possa aprimorar suas habilidades. O aplicativo tem o aval do Ministério da Educação (MEC) e oferece pacotes a partir de R$60,00.

Como você já deve saber, os celulares e smartphones podem servir para muito mais do que acessar às redes sociais. É possível se divertir por meio de diferentes jogos, mas usar a tecnologia em prol dos seus estudos também é uma alternativa interessante. Afinal, dá fazer coisas desde aprender línguas até planejar sua organização nos estudos de um jeito mais divertido.

Gostou dessas dicas? Se sim, aproveite para curtir nossa página no Facebook e continuar acompanhando nossos principais conteúdos.