A importância de estudar literatura com os seus filhos

A leitura permite ampliar os pensamentos, assimilar fatos históricos, além de possibilitar o entendimento de realidades diferentes da que vivemos. Por isso, a literatura em idade escolar é tão importante. Esse ato incentiva as crianças para que elas possam assimilar conteúdos de diversas disciplinas, conseguindo ver um contexto mais amplo.

Veja, neste post, a importância de estudar literatura com seus filhos e como você pode fazer isso.

O que é literatura?

Esse tema é muito debatido no meio acadêmico. Afinal, o que torna uma obra algo literário em detrimento de outra? Mas, de uma forma mais abrangente, a literatura é uma expressão artística da escrita. São livros que transmitem um pouco da cultura de um povo, sendo temas universais (o amor, a guerra, a fome) ou particulares (a seca no nordeste, a pobreza nas favelas, a criminalidade no estado).

Para saber qual literatura é indicada para seus filhos, comece com a releitura de contos de fadas. São histórias que estão há muitos anos sendo lidas e relidas e sempre mantêm o seu valor. E isto é outro fato importante para considerar nas leituras infantis: o que o livro está ensinando para seu filho? Qual a “moral” que ele está aprendendo?

E é importante destacar que literatura não se resume a apenas livros clássicos, mas também inclui revistas, jornais, gibis e artigos na Internet, além de apresentar diversos gêneros.

Por que estudar literatura?

A criança que está habituada a ler costuma desenvolver mais a imaginação e, com isso, tende a ser mais criativa. Ela também costuma ter mais facilidade de interpretação de textos e isso é importante para todas as disciplinas na escola.

Há muito tempo, a tarefa de incentivar a leitura já não é apenas papel do professor de Língua Portuguesa. A leitura e a produção textual devem ser incentivadas em todas as áreas. É impossível estudar História sem entender documentos antigos, ou, até mesmo, o resumo da matéria no livro didático. Outro fato: a maioria dos alunos não entende Matemática pela falta de habilidade para interpretar o enunciado.

E isso ultrapassa as matérias escolares, já que, para ter um bom conhecimento sobre o mundo, a criança deve conseguir ler uma matéria jornalística e entender o assunto, de forma que possa expressar sua opinião sobre ele. O que vai ser refletido no futuro quando ela tiver que ler contratos, por exemplo.

Essa postura mais autônoma e crítica será cobrada durante os vestibulares e, quanto mais cedo a criança desenvolver essa habilidade, melhor. A leitura também apresenta outros benefícios para a educação

Como estimular meu filho a ler mais?

Existem muitas formas de incentivar a leitura infantil, mas a principal é educar pelo exemplo. Se seu filho vir você lendo, certamente ficará curioso. E se isso for um hábito da família, será ainda mais fácil introduzir a literatura no cotidiano da criança.

Além de ser você mesmo o modelo, também há outras formas de estimular o interesse pela leitura, como:

• montar um espaço com livros e revistas;
  • montar um espaço com jornais e gibis para recorte;
  • separar um dia para ser o “dia da leitura”;
  • estimular a criança a ler ao menos um livro por mês;
  • fazer passeios a bibliotecas;
  • fazer passeios à livraria e deixar a criança escolher alguns exemplares.

No dia da leitura, todos na família devem eleger algo para ler e, no final do dia, devem dizer sobre o que leram. Seja uma reportagem, seja uma matéria, seja um livro mais curto — isso incentiva a expressão oral da criança, além da habilidade de avaliar e questionar.

A ideia de deixar que seu filho brinque com os jornais e tenha os livros e as revistas à mão é uma forma de tornar a leitura uma brincadeira. Com isso, a criança para de ver a literatura como algo penoso e passa a ver como um momento de diversão.

Para que seu filho possa se desenvolver ao máximo, é importante estudar literatura com ele, porque, como vimos, essa habilidade engloba todas as matérias escolares e também amplia o senso questionador da criança.

Gostou das dicas de hoje? Então, que tal curtir nossa página no Facebook e ficar por dentro das próximas publicações?